terça-feira, 5, março, 2024
29.1 C
Cuiabá

Pai de autista contemplado para assistir jogo do Cuiabá: “Ver a alegria no rosto do meu filho não tem preço”

Mais lidos

Por: Layse Ávila/Setasc

“Ver a alegria no rosto do meu filho não tem preço”. Essas foram algumas das palavras de Josemar Moré Pereira, que no sábado (08.07) assistiu ao jogo do Cuiabá Esporte Clube contra o Bahia na Arena Pantanal com o filho Antônio, de 6 anos, para descrever a experiência proporcionada pelo Programa SER Família Inclusivo, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes. Antônio foi um dos sorteados na iniciativa do Governo de Mato Grosso em parceria com o Dourado de oportunizar que oito autistas assistam em um camarote aos jogos em que o time é mandante.

Josemar contou que a família é do município de Sorriso (a 395 km da capital) e que estão em Cuiabá de férias, quando a família soube da ação do Governo de Mato Grosso. O pequeno Antônio é grande fã de futebol e nunca tinha ido a um estádio de futebol.
“Por conta da condição dele e a questão do barulho, a gente evita lugares com muitas pessoas. Mas assim que a minha esposa viu essa ação, correu para fazer a inscrição. É uma oportunidade muito boa para os autistas e ver a alegria no rosto do meu filho não tem preço. Eu agradeço a primeira-dama, Virginia Mendes, por entender os autistas e proporcionar esse momento de lazer. Também peço aos pais que façam a inscrição, não importa a cidade que morem e aproveitem essa oportunidade. Venham, porque vale muito a pena”, disse.

A secretária de Estado de Assistência Social, Grasi Bugalho, a iniciativa é uma ação com um olhar sensível para a inclusão dos autistas.“Ficamos muito felizes em poder proporcionar aos autistas um momento como esse. Ver que a iniciativa da primeira-dama, Virginia Mendes, juntamente com a senadora Margareth Buzetti, foi concretizada com êxito é gratificante. Sabemos da importância desse gesto e por isso, queremos divulgar cada vez mais a Carteira de Identificação do Autista e a importância de tê-la, para que os autistas possam acessar inúmeros serviços”, destacou a secretária.

Para a mãe do pequeno Pedro, de 5 anos, Emanuelle Aparecida Paloni, a iniciativa do Governo Estadual mostra como a gestão está empenhada na inclusão dos autistas.

“É uma ação de incentivo e apoio a todos os pais e mães de crianças autistas. A inclusão é muito importante para que a sociedade se conscientize e deixe de ter um olhar preconceituoso. Queremos o olhar de inclusão das pessoas, como estamos tendo aqui. O Pedro está muito à vontade e se sentindo seguro. É um ambiente muito tranquilo e por ser a primeira experiência dele no estádio, está sendo maravilhoso vê-lo assim, alegre, feliz e interagindo com as outras crianças. Isso é fantástico”, afirmou Emanuelle.
Valquíria da Silva, mãe do Lucas, de 4 anos, agradeceu à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e a todos os parceiros da ação.

“Nunca imaginei que isso poderia nos acontecer. É uma excelente iniciativa do Governo de Mato Grosso. Nós fomos muito bem acolhidos e todos vocês estão de parabéns. A gente só tem a agradecer por trazerem os nossos filhos aqui e deixá-los felizes. E se eles estão felizes, nós, como pais, também ficamos”, finalizou.

A seleção dos oito torcedores e acompanhantes foi realizada por meio de sorteio a partir dos beneficiários cadastrados na Carteira de Identificação do Autista (CIA), emitida pelo aplicativo MT Cidadão. A ação é uma parceria entre o Governo de Mato Grosso, por meio da Setasc, e o Cuiabá Esporte Clube.

Para poder participar do sorteio é preciso ter a Carteira de Identificação do Autista (veja mais abaixo). Beneficiários de todo Mato Grosso podem participar do sorteio, lembrando que não serão custeados o deslocamento e a hospedagem, tanto do sorteado quanto de seu acompanhante. Apenas serão disponibilizadas as entradas do camarote.

Carteira de Identificação do Autista

O documento, que é uma das bandeiras da primeira-dama, Virginia Mendes, é emitido de forma gratuita pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e contém informações específicas e qualificadas da pessoa com o transtorno, o contato de emergência e, caso tenha, informações de seu representante legal/cuidador.

O cadastro da Carteira, desde setembro de 2022, é realizado pelo aplicativo MT Cidadão, na modalidade digital e ou física (impressa). O prazo para a emissão da carteira digital é de cinco dias, a contar do envio da documentação via aplicativo, análise e aprovação pela equipe da Setasc. Já para a emissão da carteira física, o prazo será de 30 dias.
Para mais informações (65) 98421-4080/(65) 3613-5711 ou pelo site da Setasc.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br