segunda-feira, 4, março, 2024
34 C
Cuiabá

Jaciara: Cânion das Índias é caminho de turistas latinos e europeus

Mais lidos

Mais um empreendimento turístico em expansão que movimenta o município de Jaciara: o Cânion das Índias, propriedade particular localizado no assentamento Plano Piloto, que fica numa região que possui belas paisagens, cachoeiras com um toque de misticismo para quem gosta de aventura e lenda.

Quem pensa que o paraíso jaciarense é só pedra, se enganou, pois a empresária, guia de turismo e agente de viagens, Fabiana Pereira Silva, que há mais de sete anos atua na área, falou sobre seu empreendimento que tem recebido turistas de várias partes do Brasil, além de países da América Latina e Europa. “Já tive a satisfação de receber pessoas de outros países, como Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, França, Portugal e Rússia, recebemos”, contou.

O Cânion das Índias é uma propriedade particular, que funciona em um sítio.   E, quando foi  criado para atender os turistas primeiramente, recebeu o nome Maravilhas de Deus.

“Durante o reconhecimento do lugar,  vimos que era uma região de cânions, ou seja, são vales profundos com encostas quase verticais, que podem se estender por centenas de quilômetros e atingir até 5 mil metros de profundidade.  Além disso, existe uma lenda do ambiente que narra a história de três índias irmãs: Jaciara, Inara e Tainá.  Daí surgiu o nome deste lugar”, explicou a empresária.

Segundo Fabiana,  sobre o atendimento no lugar, que deve ser  acompanhado por um  guia turistico certificado e por localizar na zona rural,  é necessário que o cliente  faça a reserva  para o dia todo.  “Há vários pontos para banho de cachoeiras:  “Dentre   elas, a Cachoeira do Mistério,  a Cachoeira Maravilha e a Cachoeira  Maria Bonita.  Os cenários deslumbrantes vão surgindo quando se põe o pé na trilha, entre a mata ciliar e os paredões imponentes”, completou.

Para chegar no ambiente natural, que tem cerca de  45 km (entre o Centro do município e assentamento Plano Piloto), é necessário veículo próprio.    A empresa não oferece serviço de transporte, mas alguns grupos de turistas fazem excursões, às vezes, costumam alugar ônibus.

“O percurso de trilha é acompanhado por guias ou condutores, lembrando que todos os turistas têm um seguro de trilha.   O serviço  é oferecido somente com reserva, e  trabalhamos todos finais de semana e feriados”, acrescentou.

Orientação – Questionada sobre informações necessárias aos turistas em apreciar o ambiente natural, orientou: “Sempre que fechamos  com os turistas, orientamos para   que levem  calçados fechados, lanche, água e roupa de banho. Também,  antes de saí para trilha, falamos sobre o lixo, para que eles não   possam  deixá-lo,   trazê-lo  de volta e fazer o descarte  correto,  até mesmo  cascas de frutas”, finalizou.

Contato – Mais informações sobre o Cânion das Índias podem ser obtidas pelo telefone (66)  98401-8207.

Fonte: Everaldo Galdino/Ascom

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br