segunda-feira, 4, março, 2024
29.1 C
Cuiabá

3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional reúne representantes de entidades, estudantes e sociedade

Mais lidos

Por: Carolina Miranda/Ascom

Durante dois dias, 29 e 30 de agosto, representantes de diversas entidades ligadas à segurança alimentar, estudantes e membros da sociedade civil estiveram reunidos na 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para compartilhar conhecimentos, debater desafios e elaborar propostas concretas que visam promover uma alimentação saudável e sustentável para a comunidade.

Todos os apontamentos serão traduzidos em um relatório final que será apresentado durante o encontro nacional que acontecerá no mês de dezembro desse ano, a fim de transformar as discussões em ações concretas. O tema da 3ª Edição é ‘Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade’ definido em âmbito nacional.

“A 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional deixará um legado de cooperação, aprendizado e mobilização. Ela demonstra que a sociedade está disposta a se unir em prol de um objetivo comum: garantir que cada indivíduo tenha acesso a alimentos nutritivos e de qualidade, promovendo assim a saúde e o bem-estar de todos. Isso vem ao encontro as premissas da gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, que é de proporcionar acesso à população vulnerável à uma alimentação de qualidade, saudável e sustentável”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

O encontro realizado no auditório das Faculdades Integradas Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), Portão 2 (Anexo ao Grande Templo), foi trabalho através de grupos para promoção de debates enriquecedores, nos quais os participantes apontaram questões cruciais relacionadas à segurança alimentar e nutricional. Tópicos como o acesso equitativo aos alimentos, o combate ao desperdício, a promoção da agricultura familiar e a conscientização sobre escolhas alimentares foram abordados.

“Realizamos o encontro preparatório como também a etapa municipal, onde conseguimos reunir mais de 200 participantes que decidiram unir esforços em prol de discutir e planejar ações para garantir o acesso a alimentos de qualidade para todos os cidadãos. Propostas concretas e efetivas foram apontadas e dentro das reais necessidades, pois convocamos a todos participantes para juntos pensarmos no tema fome se colocando no lugar das pessoas que mais precisam”, disse a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luciana Kimie Savay da Silva.

Além da apresentação de novas propostas que definam caminhos para um desenvolvimento socioeconômico sustentável, solidário e justo, contribuindo para a erradicação definitiva da fome e todas as formas de má-nutrição com Comida de Verdade.

Presente ao evento, o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo disse da importância da colaboração entre setores, a participação ativa da juventude e o comprometimento de todos os cidadãos são cruciais para alcançar nossos objetivos. “Ao nos reunirmos para dialogar e traçar estratégias concretas, reconhecemos que enfrentamos desafios complexos. Vamos levar adiante as discussões aqui travadas, transformando-as em medidas tangíveis que beneficiarão a todos. Contem com a minha dedicação e empenho para garantir que a segurança alimentar e nutricional seja uma realidade alcançável para cada um dos nossos cidadãos”, ressaltou. Parte superior do formulário

A 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cuiabá/MT trabalhou três eixos, são eles: 1 – Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional. O Eixo 2: Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada e o Eixo 3: Democracia e Participação Social.

“Ao longo desses dois dias, por meio de painéis de especialistas, grupos de trabalho e sessões plenárias os participantes tivemos a oportunidade de compartilharem experiências locais, boas práticas e desafios enfrentados em suas respectivas áreas de atuação. A diversidade de opiniões e a convergência de ideias foram elementos-chave para a construção de um plano de ação sólido e inclusivo. Saímos satisfeitos desse encontro”, acrescentou a presidente.

A 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional a ser realizada em Brasília (DF), no período de 11 a 14 de dezembro de 2023.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br