sábado, 2, março, 2024
27.9 C
Cuiabá

VG: Secretaria de Educação realiza 1º Seminário do programa Alfabetiza-MT

Mais lidos

Por: Redação 2

Gestores da educação pública de Várzea Grande participaram, na última sexta-feira (20), do 1º Seminário do programa Alfabetiza-MT, visando compartilhar as boas práticas desenvolvidas ao longo do ano, visando a alfabetização de todas as crianças na idade certa. O evento foi promovido pela prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel).

Segundo o secretário da pasta, Silvio Fidelis, a pandemia teve um impacto muito negativo também na educação, principalmente nos anos iniciais que são fundamentais para a alfabetização, então, com apoio do Estado, o município tem investido cada vez mais para reverter esse quadro e garantir mais oportunidades no futuro dos alunos.

“Vemos os resultados positivos que nossos investimentos têm tido, com melhoras em vários indicadores de alfabetização e o reconhecimento de várias práticas de sucesso em nossa rede, ao ponto de que já temos diversas parcerias técnico-pedagógicas com outros municípios para difusão dessas ações”, apontou.

Elizabeth Britez de Souza, Superintendente de Gestão Escolar da Smecel, por sua vez, falou sobre o desenvolvimento do Programa na rede municipal. “Desde 2022 temos as capacitações com nossa equipe de formadoras, terças e quintas-feiras, atendendo educação infantil e alfabetização. Esse comprometimento de nossos gestores fez toda a diferença e conseguimos ter 10 escolas premiadas pelo Programa, o que rendeu quase meio milhão de reais em recursos do governo estadual para essas unidades”, contou.

Já a superintendente pedagógica da Smecel, professora Luz Marina Coelho, destacou o objetivo a longo prazo do programa, de garantir um desenvolvimento pedagógico pleno para os estudantes, que sem a alfabetização completa têm muita dificuldade nas próximas etapas escolares. “Temos um secretário que não mede esforços para providenciar o que há de mais moderno na educação, então temos todas as ferramentas para continuar avançando, dependendo apenas o do trabalho de cada um de nós fazendo sua parte para termos sucesso”, concluiu.

Em 2022, Várzea Grande qualificou mais de 600 professores e coordenadores para trabalharem com alunos a partir dos 4 anos, até o 2º ano da Educação Básica, período fundamental para a alfabetização. Neste ano as formações continuaram e, além destas, a Secretária passou a acompanhar individualmente o desenvolvimento de cada aluno, nas escolas, observando a evolução nos processos de leitura e escrita.

A diretora da Diretoria Regional de Educação de Várzea Grande, professora Maria Denize Souza Carvalho, também participou do evento.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br