domingo, 3, março, 2024
27 C
Cuiabá

Seciteci destaca parceria com a Rede Nacional de Pesquisa durante terceira edição do Workshop de Tecnologia de Redes-MT

Mais lidos

Por: Redação 2

Ontem, quinta-feira (01.06), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) participou da terceira edição do Workshop de Tecnologia de Redes-MT, evento que reúne as instituições usuárias da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) no estado.  Durante o evento, foram discutidas políticas públicas na área de tecnologia da informação e comunicação (TICs) e proporcionado um espaço para as equipes das instituições compartilharem experiências.

O encontro aconteceu no Instituto de Computação (IC), localizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  A ação também ocorre em outros estados do país, reunindo instituições de ensino e pesquisa que utilizam a RNP para ancorar todo o material de informação mobilizado nas instituições.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, da Seciteci, Lecticia Figueiredo, a RNP possui um importante papel para fornecer estrutura e conectividade aos pesquisadores. Com a tecnologia já implementada na secretaria, a proposta é ampliar o acesso à Rede no Parque Tecnológico e nas Escolas Técnicas Estaduais.

“Temos um termo de cooperação assinado com a RNP para levar essa conectividade até o nosso Parque Tecnológico, em Várzea Grande, que vai ser inaugurado no primeiro semestre de 2024, e expandir para as nossas Escolas Técnicas no interior do Estado”, disse Lecticia.

Representando o secretário Allan Kardec, a superintendente também destacou o trabalho desempenhado pela secretaria para promover o desenvolvimento científico e tecnológico de Mato Grosso. O objetivo é fornecer estrutura para que as instituições de pesquisa do estado estejam interligadas com os espaços nacionais e internacionais.

“O secretário Allan Kardec está trabalhando nisso junto à RNP, a fim de realmente levar essa conectividade, não só de internet, mas a comunicação de dados para a ciência, tecnologia e inovação do nosso Estado”, concluiu.

Além da Seciteci, o evento contou com a participação de diversas instituições, incluindo o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Sobre a RNP

A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) é uma infraestrutura de pesquisa que conecta institutos, universidades e centros de inovação em todo o Brasil. Em sua estrutura, a RNP atende as universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos.

A Rede também proporciona um intercâmbio entre o Brasil e instituições de outros continentes, como: América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania. Toda a ligação é feita por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br