sábado, 2, março, 2024
27.9 C
Cuiabá

VG: Prefeito Kalil inaugurou um novo Centro Municipal de Educação

Mais lidos

Por: Redação 2

Assegurando que vai trabalhar dobrado para entregar oito novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) as antigas creches, totalizando 10 unidades, em sua gestão, ou 3 mil novas vagas, o prefeito Kalil Baracat assinalou que tem encontrado respaldo na bancada federal de Mato Grosso, seja de deputados ou de senadores, principalmente Jayme Campos, para que o Ministério da Educação através do FNDE retome todas as obras paralisadas.

“Recentemente estivemos com o ministro da Educação, Camilo Santana, com o governador Mauro Mendes e com o senador Jayme Campos onde formalizamos a decisão de garantir essas obras indo de encontro com a proposta do Governo Federal de retomar e acelerar as obras do setor educacional para mudar os rumos do Brasil”, disse Kalil Baracat.

A fala do prefeito foi durante a inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Leuby Correa da Costa Barros, no bairro Gilson de Barros, na região do 24 de dezembro. A entrega da nova creche faz parte das comemorações dos 156 anos de Várzea Grande.

A nova unidade escolar é do tipo 1, padrão FNDE, orçada em R$ 4 milhões, construída com recursos do Governo Federal (MEC) e recursos próprios da Prefeitura. A escola que tem capacidade para o atendimento de até 250 crianças, conta com 9 salas para crianças de 2 e 3 anos e 2 salas para berçário para crianças de 1 ano, além de 1 sala multifuncional, 1 sala de amamentação, lactário, cozinha, refeitório, banheiros adaptados, rouparia, sala de professores, almoxarifado e depósito.

O prefeito Kalil Baracat destacou que, após a retomada das obras, a gestão está entregando o CMEI Professora Leuby Correa da Costa Barros com um padrão de ótima qualidade e completamente equipada, que vai oferecer à comunidade uma prestação de serviços de excelência como tem ocorrido nas ações realizadas em razão das comemorações do aniversário de Várzea Grande.

“Temos investido maciçamente na Educação de todas as maneiras. Demos um salto no atendimento de 26 mil para 32 mil alunos somente neste período de gestão. Entregamos até agora 3 creches iguais a esta e, até o final do próximo ano entregaremos mais oito, sendo parte ainda em 2023 e parte em 2024” disse Kalil frisando que vai redobrar os esforços tanto em mais estruturas educacionais como equipamentos modernos e valorização profissional.

O prefeito reforçou ainda o papel social dos Centros de Educação Infantil que possibilita o acolhimento e a assistência aos filhos para que os pais possam trabalhar e garantir com tranquilidade a renda e a dignidade familiar. “Os pais entregam para a Educação Municipal, seus filhos para que sejam socializados e tenham iniciados seu aprendizado”, disse o prefeito.

Para o secretário Silvio Fidelis, as ações da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer representaram um grande diferencial nas comemorações dos 156 anos de Várzea Grande.

“Iniciamos as comemorações do aniversário da cidade com a entrega das obras de reforma e ampliação da EMEB Jayme Veríssimo de Campos Júnior, depois com a inauguração do Centro Cultural do Limpo Grande, a entrega de um Miniestádio no distrito de Bonsucesso, inauguramos a EMEB Alino Ferreira, além de vários Centros Esportivos e praças de lazer” informou.

O secretário declarou ainda que já estão homologadas as obras da construção das novas creches dos bairros: Mapim, Milton Figueiredo e Parque Sabiá, sendo que outras 5 já estão em processo licitatório.

Segundo a diretora da nova unidade educacional de Várzea Grande, Berenice do Espírito Santo, o funcionamento da creche é diferenciado das outras unidades escolares.

“Todas as salas de aula têm seu próprio banheiro, que facilita a rotina das crianças e elimina a necessidade da circulação pelas áreas comuns da escola. Os banheiros também são todos adaptados ao tamanho das crianças, propiciando mais conforto e segurança para os pequenos” destacou.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br