quarta-feira, 29, maio, 2024
24 C
Cuiabá

Profissionais de Várzea Grande participam do XII Congresso de Informática na Educação

Mais lidos

Por: Fred Nogueira/Secom-VG

Profissionais da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande estão participando da décima segunda edição do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. O evento, que ocorre de 6 a 10 de novembro, está sendo realizado na Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

O Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) é uma iniciativa anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que visa promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação. Em 2023, o CBIE tem como tema “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação”.

O objetivo desta temática é antecipar-se à implementação do Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034. Seu segundo eixo aborda especificamente a constituição de uma proposta de escola que tem na tecnologia, de modo especial, um elemento de qualificação da Educação. Este reconhecimento marca um processo inédito de consideração do papel e da importância dos recursos tecnológicos digitais para enfrentar os desafios impostos à educação brasileira.

A professora Sara Vitalino de Souza, coordenadora do Núcleo Educacional Tecnológico (NET/VG), o gerente de TI, Eduardo Henrique Zonatto, e o operador de sistemas, Samuel Pinto de Andrade, estão representando a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande no evento. Participam ativamente da mesa de debates com o tema “Inovação e avanços em tecnologias na educação”. “Além de compartilhar experiências, estamos tendo a oportunidade de conhecer todos os projetos na área de educação, marcados pela apropriação das tecnologias como elementos estratégicos de qualificação da aprendizagem de nossos estudantes”, afirmou a professora Sara.

Para o secretário Silvio Fidelis, a participação dos representantes de Várzea Grande neste congresso, considerado o maior evento científico de informática na educação do país, contribuirá ainda mais para o inevitável processo de qualificação da educação por meio de tecnologias educacionais. “A rede municipal já inovou com a criação do Núcleo Educacional Tecnológico, inaugurado pelo prefeito Kalil Baracat em dezembro de 2022. O núcleo vem desempenhando um trabalho importante, oferecendo oficinas de robótica para alunos e capacitação para professores e coordenadores. Isso é fundamental para que alunos e professores tenham acesso às novas tecnologias”, destacou o secretário.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br