quarta-feira, 12, junho, 2024
22 C
Cuiabá

Nobres: O “Programa Mais Pecuária Brasil” já é uma realidade

Mais lidos

Por: Redação 2

A Prefeitura Municipal de Nobres, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, fechou parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), cujo objetivo é a implantação do “Programa Mais Pecuária Brasil” no município.

A CONAFER é uma entidade fundada em 2011, constituída a partir da necessidade dos agricultores familiares do Brasil em ter voz autônoma nas decisões referentes ao setor agrícola no país.

O Programa é um projeto do Governo Federal e em 2023 o mesmo consiste em proporcionar o melhoramento genético de bovinos, o que resulta em qualidade do rebanho, melhor produtividade e renda, beneficiando os produtores familiares e pequenos agricultores na atividade agropecuária local, estando presente já em mais de 2.700 municípios brasileiros.

A realização da inseminação artificial é efetuada tanto para animais de corte quanto de leite, sendo que o produtor precisa se cadastrar para ter acesso ao programa de forma “totalmente gratuita”, cabendo apenas o enquadramento nas exigências mínimas para poderem participar. Informa-se ainda que os animais devam apresentar boa sanidade e estarem em dia com as vacinações, além da propriedade possuir uma estrutura mínima e instalações adequadas para realizarem-se os procedimentos.

“É importante salientar que, além do material genético (sêmen), a CONAFER disponibiliza os hormônios utilizados no protocolo e o técnico veterinário que realiza os procedimentos, bem como o exame de ultrassom e a realização de toque genital nas vacas, possibilitando fazer uma identificação reprodutiva acurada nos animais”, conforme dados técnicos apresentados pela médica veterinária Jucielly Penteado, pertencente aos quadros da Secretaria Municipal de Agricultura.

Em Nobres, o programa foi alavancado pela secretária da pasta, Maria Sidnei Modesto, e aprovado pelo prefeito do município, Leocir Hanel, sendo que os cadastros dos produtores interessados foram feitos no mês de março, na Secretaria de Agricultura.

Nos últimos dias 16 e 17 de agosto, como informa Jucielly Penteado, iniciou-se a primeira etapa, cujo objetivo foi a implantação de dispositivos e injeções hormonais que foram implantados na semana anterior e com a execução da inseminação artificial propriamente dita.

Para a veterinária Jucielly Penteado, foi possível concluir que o programa já iniciou sendo um caso de sucesso em Nobres e o próximo passo agora é incluir mais produtores para as próximas oportunidades e dar continuidade ao projeto no município.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br