domingo, 3, março, 2024
30 C
Cuiabá

No mês de prevenção ao suicídio, Espaço do Servidor promove ações de orientação

Mais lidos

Por: Maria Barbant/Ascom

Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio, campanha iniciada no Brasil em 2015. Durante todo o mês, são realizadas ações visando discutir o tema e promover a prevenção ao suicídio. A Secretaria Municipal de Cuiabá, por meio do Espaço do Servidor, vinculado à Coordenadoria Técnica de Gestão de Pessoas, está levando orientações aos profissionais da educação.

Nesta terça-feira (12), durante visita técnica a Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Novo Renascer, a equipe multidisciplinar do Espaço do Servidor distribuiu cartilhas e conversou com os servidores da unidade.

A iniciativa foi lançada durante ação realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação, no último dia 6 de setembro.

Para a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado cuidar das relações no ambiente de trabalho é importante para a manutenção do bem estar biopsicossial.  “A saúde mental tem impacto sobre as relações de trabalho e, por meio da rede de apoio, é possível a identificação dos primeiros sinais de adoecimento, por isso é importante ficar atento ao colega de trabalho, ele pode precisar de apoio. O Espaço do Servidor, uma iniciativa pioneira da gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro, tem esse olhar para o profissional da Educação desenvolvendo ações de prevenção e promoção da saúde”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a ação. “Precisamos dialogar sobre esse assunto por mais delicado que seja na rede de ensino, pois infelizmente é uma realidade e as pessoas que passam por isso devem saber que tem ajuda e que não estão sozinhos”, salientou a secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

A psicóloga Rafaela Reis Regis Fonseca destacou que não é apenas no mês de setembro que devemos abordar questões relacionadas aos cuidados de saúde mental. “Temos que ter esse cuidado sempre.  Mas este mês é uma campanha especifica, um momento em que fazemos esse alerta. A cartilha que estamos distribuindo nas unidades e na sede tem orientações para que as pessoas estejam atentas não apenas ao cuidado físico, mas ao cuidado de saúde mental. Lembrando que no Espaço do Servidor, temos um plantão psicológico que funciona de segunda a quinta-feira, das 7 às 17h, disponível para essa primeira escuta, esse primeiro acolhimento”, disse ela.

No Espaço do Servidor, de janeiro até este mês foram realizados 1.683 atendimentos psicológicos. Desse total foram 165 atendimentos a servidores que estão em auxilio doença; 591 atendimentos a servidores que estão em Readaptação de Função; 245 atendimentos a servidores que buscaram o plantão psicológico e 682 atendimentos a servidores em acompanhamento psicológico.

A coordenadora do Espaço do Servidor, Cleonice Cassemira de Arruda disse que o espaço está aberto para o cuidar. “Estamos todos ali dispostos a atender, ouvir e acolher o servidor”, disse ela.

No Espaço do Servidor são oferecidos atendimentos psicológicos; acolhimento, orientação e encaminhamentos, orientações sobre direitos previdenciários; avaliação e orientações posturais, acupuntura e auriculoterapia; avaliação nutricional e orientações nutricionais individualizadas; aferição de pressão, glicemia e orientações de saúde; massoterapia; atendimento para prevenção, habilitação e reabilitação da voz e agendamento de pericias.

O Espaço do Servidor funciona das 7h às 18h e os atendimentos são realizados por demanda espontânea e agendamentos pelos servidores da Educação por meio de link, e-mail institucional, ou pelo telefone 3645 6555.

 

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br