quarta-feira, 21, fevereiro, 2024
33 C
Cuiabá

Hospital Estadual Santa Casa foi referência na pandemia e desde 2022 já realizou 5.600 cirurgias

Mais lidos

O Hospital Estadual Santa Casa, unidade mantida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em Cuiabá, atuou como uma importante referência no atendimento de pacientes com Covid-19, atendendo mais de 127 mil pacientes infectados pelo coronavírus, e após esse período retomou a realização de cirurgias. Desde 15 de junho do ano passado, mais de 5,6 mil cirurgias eletivas e de urgência foram realizadas.

No auge da pandemia, a unidade chegou a manter 80 leitos de UTI Covid-19 para adultos e, neste período realizou apenas as cirurgias de urgência e emergência e manteve os atendimentos oncológicos e nefrológicos em locais completamente isolados da área Covid-19. A realização de cirurgias eletivas estava suspensa pelo Ministério da Saúde.

No dia 15 de junho de 2022, o Hospital Estadual Santa Casa retomou, em parte, a normalidade do fluxo de atendimento e restabeleceu a oferta de cirurgias eletivas. Desde então, a unidade já realizou mais de 120.246 atendimentos ambulatoriais, 6.402 internações, 3.003 cirurgias eletivas e 2.663 cirurgias de urgência.

“A SES não mede esforços para ampliar a oferta de serviços nos hospitais e unidades administradas pelo Estado. O Hospital Estadual Santa Casa presta atendimentos de extrema importância para a rede e exerce uma função primordial, sobretudo, no atendimento às demandas pediátricas e de alta complexidade”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.

Para a diretora do hospital, Patrícia Neves, o período pandêmico foi desafiador para toda a equipe multidisciplinar. “Foi o momento mais difícil da vida de muitos profissionais de saúde, mas especialmente para aqueles que estavam na linha de frente do combate. Tenho profundo respeito por cada um dos trabalhadores que não puderam se isolar e viveram todos os segundos da angústia que foi a pandemia da Covid-19 para salvar vidas”, disse.

Atualmente, o hospital oferece Pronto Atendimento Pediátrico 24 horas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ala que realizou mais de 34 mil atendimentos entre junho de 2022 e maio de 2023. Neste período, ainda foram realizadas 56 internações na UTI pediátrica e 97 na UTI Neonatal.

A unidade também realizou 96 internações em UTI adulto e 445 internações na UTI cardiológica, que passou a receber pacientes em setembro de 2022.

Somente na área da oncologia cirúrgica, desde julho de 2022, foram realizados 9.524 procedimentos; já na oncologia clínica, foram realizados 2.220 atendimentos. Na área de nefrologia, a unidade realizou 5.410 atendimentos.

“O Hospital Estadual Santa Casa oferta um serviço de ponta a atende a muitas especialidades na alta complexidade, como cardiologia, neurologia, nefrologia, oncologia, pneumologia, urologia, entre outras. Nossa equipe trabalha para ofertar o melhor tratamento aos usuários do SUS”, concluiu a diretora.

Fonte: Ana Lazarini/SES-MT

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br