segunda-feira, 4, março, 2024
29.1 C
Cuiabá

Exposição traz arquitetura realizada na Amazônia Legal

Mais lidos

Por: Redação 2

Segue até o próximo dia 30, na Galeria de Arte Lava Pés, em Cuiabá,  a Exposição de Arquitetura Contemporânea na Amazônia  (XAMA). A exposição gratuita apresenta “30 obras em 30 anos”, representativas e realizadas nos estados da Amazônia Legal de 1987 a 2017. Ela pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre 08h e 18h, sem restrições de idade.

A ação é promovida pelo Núcleo de Arquitetura Moderna da Amazônia (Nama), e em Cuiabá, é organizada  pelo docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ricardo Castor, e parceiros. A exposição integra a programação da 5º edição do Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia (V SAMA), que acontece entre os dias  27 e 29 de setembro, no Câmpus de Cuiabá.

“Ambos os eventos, objetivam promover o reconhecimento, a documentação, a preservação e divulgação do patrimônio arquitetônico do território Amazônico. No Centro-Oeste e Norte do País tem tido pouco espaço na imprensa especializada e outros eventos da arquitetura brasileira. O Nama vem nesse sentido de dar voz aos pesquisadores, estudiosos e arquitetos dessas regiões, que têm seus destinos afetados pela Floresta Amazônica”, explicou

O docente complementou que essas relações estão vinculadas à Amazônia, seja na economia, e demais formas, sejam conflituosas ou não. “Temos um clima muito quente, e nesse sentido defendemos uma arquitetura que seja adequada ao clima local, equatorial, ao ecossistema e ao bioma, que tornem os espaços construídos mais confortáveis e sustentáveis”, destacou, citando a relevância de Mato Grosso no  Nama, citando o Centro Sebrae de Sustentabilidade, que desempenho enérgico, e outros destaques.

Artistas da casa

Quem visitar a exposição poderá contemplar exemplares da arquitetura matogrossense representados pelos arquitetos José Afonso Portocarrero, Marcia Miranda e Éder Bispo. Ela já circulou por Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Palmas, Boa Vista, Porto Alegre e São Luís, com uma curadoria nacional e Amazônica.

A Galeria Lava Pés, está localizada no piso térreo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), na Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, Duque de Caxias, Cuiabá-MT, CEP: 78043-300.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br