domingo, 3, março, 2024
27 C
Cuiabá

Espetáculo que ensina ciência com humor e interatividade reúne 900 estudantes em Pontes e Lacerda

Mais lidos

Por: Rui Matos/Seduc

Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) promoveu nesta quarta-feira (26.07), no Salão Paroquial da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, em Pontes e Lacerda (MT), mais uma etapa de apresentações do grupo “Ciência em Show em Mato Grosso”. O evento reuniu cerca de 900 estudantes do 6° ao 9° ano, das escolas da Rede Estadual de Ensino.

O espetáculo apresentou um conjunto de atividades com aspectos curiosos, divertidos, inesperados e surpreendentes, capazes de capturar a atenção dos expectadores, com uma mistura de arte, ciência e cultura que motiva a comunidade estudantil para a prática científica.

“Os estudantes demonstraram grande expectativa com a bexiga elétrica, que mostra como é feita a eletrização por atrito, em que o gerador de Van de Graaff arrepia os cabelos dos participantes”, contou a diretora Regional do Polo Pontes e Lacerda, Andréa de Andrade Bretas Guimarães.

Para a diretora, o Ciência em Show desmistifica a Física e populariza a ciência. “Eventos como este fazem com que os nossos estudantes possam enxergar além do que parece óbvio. Não é mágica, é ciência e veio para ensinar por meio das experiências vividas”, afirmou.

A líder da Política de Tecnologia no Ambiente Escolar, Silvana Copceski Stoinsk, destacou o comprometimento dos estudantes em adquirir conhecimento através da interação com a equipe e demais participantes.

“Vamos promover esta ação em todas as 14 Diretorias Regionais de Educação. Nosso maior compromisso é fazer com que o estudante aprenda através dessa experiência e possa se tornar um multiplicador do seu aprendizado”, disse.

Segundo ela, o grupo que apresenta o Ciência em Show consegue transmitir conhecimento de uma forma lúdica, usando elementos que fazem parte da rotina de estudos.

“É incrível aprender de uma maneira divertida. É muito estimulante, principalmente para os jovens”, finalizou Silvana.

Além de Pontes e Lacerda, o espetáculo já passou por Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Barra do Garças.

Ciência em Show

O grupo foi fundado há 21 anos, no Instituto de Física da USP, com o propósito de popularizar a ciência através de diversos meios. Ao longo dos anos, o Ciência em Show conquistou o Brasil com experimentos incríveis e se consolidou mostrando de forma descomplicada que a ciência está em tudo.

Formado por Ana Teresa Ralston, Daniel Angelo e Gerson Julião, o grupo leva ao público estudantil incentivo e conhecimento com técnicas do humor, sem perder o foco pedagógico no estudo das ciências.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br