sexta-feira, 17, maio, 2024
24 C
Cuiabá

Câmpus de Cuiabá recebe novo Laboratório de Nutrição Animal

Mais lidos

Por: Redação 2

Para atender as demandas de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) entregou à comunidade acadêmica do Campus de Cuiabá, o novo Laboratório de Nutrição Animal da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ), nesta sexta-feira (10). A reforma e ampliação desse espaço integra um conjunto de obras estruturais com objetivo de fornecer condições para o desenvolvimento de pesquisas que vão ao encontro das demandas do Estado.

“É mais um motivo de alegria de estarmos entregando esse laboratório que realizará muitas outras entregas a toda comunidade mato-grossense. O laboratório começou em 2014, e seguimos para ampliá-lo e equipá-lo, como esta entrega que realizamos hoje. Essa ação  integra o conjunto de obras que temos realizado em parcerias com o Estado, via edital de Laboratório Multiusuários, e outras a cargo do apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), financiada pela Finep”, destacou o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva. Ele complementou que os laboratórios somam para entregas de produtos e serviços para todo Estado, assim como a Fazenda Experimental, na baixada cuiabana.

A vice-reitora, Rosaline Rocha Lunardi, ressaltou que nesses mais de 50 anos da UFMT, a entrega desse laboratório demonstra o avanço para reafirmar a missão da Universidade junto aos cidadãos. “A partir desse espaço teremos a oportunidade de realizar mais produtos partindo do ensino, pesquisa e extensão. Esperamos que esse laboratório possa vir ao encontro das demandas de desenvolvimento de Mato Grosso, com foco na sustentabilidade e promoção da sociedade”, destacou.

O pró-Reitor de Pesquisa, Leandro Dênis Battirola, ressaltou que há diferentes unidades da UFMT a serem contempladas com laboratórios e espaços de pesquisa. “Nesse pacote,, com apoio da Finep teremos  o Viveiro Florestal da Faculdade de Engenharia Florestal (Fenf), o Centro de Humanidades, o Centro Multiusuário de Pesquisa em Materiais do Instituto de Física, e obras licitadas como Coleções Zoológicas do Instituto de Biociências”, destacou citando ainda obras que contam recursos institucionais, como o Centro de Engenharia Agrícola e Ambiental, e  o Centro de e Centro de Ciências Farmacêuticas, ambas do Câmpus de Sinop.

Laboratórios multiusuários serão entregues

O diretor da FAAZ, professor Ismael de Barros Rocha, explica que o laboratório contempla toda a Universidade, incluindo os cursos de graduação em Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia. “Atendemos também dois programas de pós-graduação Agricultura Tropical e Ciência Animal, além de instituições da sociedade, como a Polícia Militar, que solicita análise de alimentos da cavalaria”, destacou, complementando que toda a equipe, junto à coordenação do laboratório, de responsabilidade da docente Rosemary Laís Galati, tem seguido os esforços para equipar e ampliar o alcance junto à comunidade, para além dos 18 projetos atendidos só em 2022.

Leandro Dênis Battirola destacou ainda que os esforços da UFMT tem indo ao encontro de uma demanda nacional, das agências de fomento externo, que propõe que as Universidade e Institutos tenham estrutura de pesquisa que atendam não apenas uma unidade específica, mas sim toda a UFMT, e também toda a sociedade, setor produtivo e outros que desejarem utilizá-los.

“Aprovamos no Conselho Universitário a Rede Multiusuária de Pesquisa. Com relação aos dados, na região Centro-Oeste, a UFMT só fica atrás da Universidade de Brasília (UnB) em número de laboratórios multiusuários cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura e Pesquisa (Pnipe), a UnB tem 107, a UFMT com 104, e nossa meta é ampliar esse número e ser a universidade pública com maior número de laboratórios multiusuários da região”, disse, frisando que essa ação auxilia e justifica financiamento externo.

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração os pró-reitores de Planejamento, Roberto Perillo Barbosa da Silva, de Tecnologia da Informação, o docente Jean Caminha, de Assistência Estudantil, Taciana Mirna Sambrano. A Secretária de Infraestrutura dos Campi, Cristiane Arielly Crispim Martins, o diretor-geral da Fundação Uniselva da UFMT, docente Joanis Tilemahos Zervoudakis, a coordenadora do Laboratório de Nutrição Animal, docente Rosemary Laís Galati e técnicos administrativos também prestigiaram a ação.

 

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br