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Alunos de 42 escolas estaduais da região de Cáceres trabalham Cultura de Paz

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Alunos de 42 unidades de ensino da rede estadual da Diretoria Regional de Educação pólo de Cáceres, trabalharam valores, atitudes, modos de comportamento e de vida que rejeitam a violência, disseminando a Cultura de Paz nas escolas. As atividades aconteceram no decorrer das últimas semanas do mês de abril.  O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Mediação Escolar (NME) e da Superintendência de Relacionamento Escolar (SURE) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O diretor Sandro Charnoski, da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Araputanga, contou que a comunidade escolar realizou atividades com todas as turmas da unidade nos três turnos. Segundo ele, os estudantes ficaram sob orientação dos professores e líderes para realizar as atividades interativas. “Cada turma foi coordenada por um professor que ficou responsável pelo desenvolvimento das ações e registro das atividades. Os professores dividiram os trabalhos com a elaboração de murais, confecção de cartazes, produção de textos, análise de dados e acolhimento aos estudantes”, explicou.

Para a coordenadora de Gestão Escolar e de Rede do polo de Cáceres, Luciane Miranda Faria, o trabalho desenvolvido nas unidades resultou em um saldo positivo para todos envolvidos no projeto. “Nós enquanto profissionais estamos muito satisfeitos com os resultados que as escolas têm encaminhado através dos registros e relatórios. Trabalhar nessa perspectiva é extremamente importante para estabelecer entre os pares uma relação de integração, de tolerância, de amizade e de conservação da cultura do respeito”, contou.

“Eu achei muito interessante a realização das atividades na escola. Isso vai nos ajudar a pensar, refletir e identificar casos de bullying, além de saber como proceder nessas situações”, explicou a jovem Isabela Teodoro, da Escola Estadual 15 de Junho, em São José dos Quatro Marcos.
A diretora Leide Carla Costa de Souza, da Escola Estadual de Tempo Integral Lourenço Peruchi, também em Quatro Marcos, realizou uma atividade lúdica chamada de “Abraço pela Paz”, com objetivo de promover a cultura de paz no ambiente escolar. Durante as atividades, os estudantes caminharam de mãos dadas ao redor da Escola e do Centro de Educação Infantil, em um ato simbólico de proteção.

Patrícia Carvalho, líder do Núcleo de Mediação da Seduc, disse que a ação vem ao encontro com a movimentação já realizada pela secretaria, que visa transformar as unidades escolares em um ambiente mais seguro e propenso a paz, onde as ações contínuas e rotineiras fortalecem o aprendizado dessas crianças e adolescentes”,finalizou.

O estudante Wesllen Inácio Borges, vice-presidente do Grêmio Estudantil da Escola Nossa Senhora de Fátima, contou que a ação na escola teve o apoio da equipe, participando e interagindo durante e após o projeto. “Fizemos um mural com frases de reflexão sobre o bullying, cartazes com ênfase a igualdade entre todos”, relatou.

Wesllen ressaltou a importância do acompanhamento psicológico na comunidade escolar, que tem como objetivo orientar os estudantes.

Cultura de Paz

A Cultura de Paz é formada por um conjunto de ações que abrangem os cinco campos dentro da mediação escolar: valores humanos; educação para direitos humanos; mediação de conflitos e práticas restaurativas. As questões são ligadas às vivências e convivências escolares. Quanto mais a escola conseguir realizar atividades desses cinco campos, mais estará trabalhando o tema e contribuindo para a pacificação no ambiente escolar.

Fonte: Mailson Prado/Seduc-MT

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