quarta-feira, 12, junho, 2024
22 C
Cuiabá

Diamantino sedia I encontro da região centro norte Mato-grossense sobre Práticas Integrativas

Mais lidos

O município de Diamantino está sediando o “I encontro da região centro norte Mato-grossense de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS)”. O evento é realizado pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde e Escritório Regional de Saúde da região centro norte em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), e acontece de 18 a 20 de abril.

As Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) são uma alternativa de tratamento que utiliza métodos terapêuticos, voltados para prevenir diversas doenças. Ao todo, são 29 procedimentos de Práticas Integrativas, instituídas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como: meditação, aromaterapia, reiki, dança circular, entre outras práticas.

A enfermeira do Escritório Regional de Saúde de Diamantino, Alyne Vanni, falou do objetivo desse primeiro encontro, e a iniciativa da implementação das Práticas Integrativas no município.

“Esse primeiro encontro é uma parceria nossa com a SES e surgiu por meio de uma reunião, no sentido de buscar aprimorar o diagnóstico situacional de como estão os municípios da regional com relação às Práticas Integrativas. É com muita felicidade que estamos realizando esse evento durante estes três dias. Pretendemos implantar as práticas em todas às unidades de saúde”, destacou Alyne.

As Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) não substituem o tratamento tradicional, no entanto, são um complemento e um adicional para o tratamento do paciente. Os métodos das Práticas Integrativas são indicados por um profissional da saúde conforme as necessidades de cada caso.

A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Rosiene Pires, destacou a iniciativa e parabenizou o município de Diamantino pelo evento.

“É um momento bastante motivador em que a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES) vem até Diamantino mobilizar e incentivar os profissionais da saúde, bem como levar até os munícipes às Práticas Integrativas Complementares em Saúde. Em nome da SES/MT eu gostaria de parabenizar Diamantino por sediar este primeiro encontro”, ressaltou Rosiene.

O município de Diamantino já conta com algumas iniciativas e Práticas Integrativas, conforme lembra a enfermeira do município, Chavely Berbel, ela reforça ainda a importância desses métodos. “As PICS são um apoio na promoção à saúde, uma vez que ajudam a levar uma melhora para a saúde da pessoa, utilizando tecnologias leves e de baixo custo, mas de grande resposta”.

Camila Vieira, farmacêutica da cidade de Rosário Oeste, participou do evento e falou da importância desse primeiro encontro da região centro norte.

“Hoje eu vim a esse primeiro encontro buscar conhecimento e aprender um pouco mais com Diamantino e as demais cidades presentes. Em Rosário Oeste já existe uma Prática Integrativa e buscamos expandir ainda mais, pois esses métodos ajudam na saúde dos pacientes”, comentou.

Durante os três dias de evento, foram realizadas palestras, troca de experiências e relatos entre os municípios, além de visita técnica ao Centro de Atenção Psicossocial de Diamantino.

Além do município de Diamantino, faz parte da região centro norte as cidades: Alto Paraguai, Nobres, Nortelândia, Nova Maringá, Rosário Oeste e São José do Rio Claro.

Fonte: Juliano Patrick/Superintendência de Comunicação   Fotos: John Oliveira

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br