sábado, 27, abril, 2024
31 C
Cuiabá

VG 156 Anos: Prefeito Kalil Baracat anuncia tombamento das festividades e restauração de igreja centenária

Mais lidos

Por: Redação 2

Agora é lei em Várzea Grande: As festividades alusivas à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Guia, se tornaram Patrimônio Cultural, Histórico e Imaterial. Já o Dia 8 de Dezembro se tornou Feriado Santo Municipal em homenagem a Nossa Senhora da Conceição.

O prefeito Kalil Baracat sancionou a Lei nº 5051/2023, que formaliza o tombamento dessa manifestação centenária, visando a preservação e conservação de tradição e cultura dos católicos várzea-grandenses. O ato atendeu a um pleito da comunidade e foi anunciado durante a tradicional Missa em Ação de Graça ao aniversário da cidade, na matriz, igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade. Amanhã, dia 15, Várzea Grande comemora 156 anos de fundação.

Além do tombamento imaterial, o prefeito anunciou também apoio para obras de restauração e ampliação da centenária Igreja de Nossa Senhora da Guia, monumento histórico e turístico já tombado como patrimônio histórico de Várzea Grande e do Estado de Mato Grosso.

Ainda em gratidão às bençãos da Padroeira, uma força-tarefa foi montada para arrecadar fundos para construção e instalação de uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Guia,  com cinco metros de altura, na rotatória do Aeroporto Marechal Rondon e que vira acompanhada de motivos regionais como pescadores.. Como explicou o pároco, o padre Tarcísio Camilo, a prefeitura vai ajudar na instalação da imagem, mas é a comunidade católica quem vai arcar com os custos de produção da imagem.

“Até antes de iniciar a missa, tínhamos arrecadado pouco mais de R$ 20 mil de um total de R$ 85 mil, mas acabamos de receber a benção e nossa réplica acaba de ser quitada”.

Em nome da família Campos, o deputado estadual e ex-governador Júlio Campos, tomou a iniciativa de convocar a sua família, e juntamente com o irmão, o senador e ex-governador do Estado, Jayme Campos, doou ‘in loco’ o restante para aquisição da imagem. “Eu recebi inúmeras bençãos, assim como a nossa família, por isso, tudo que fizermos por Nossa Senhora da Guia será pouco”. Também em nome da família, que é tradicional de Várzea Grande, o senador agradeceu a oportunidade e exaltou as bençãos da santa padroeira. “Orgulho em participar dessa ação que vai, de alguma forma, prestar uma homenagem do tamanho que Nossa Senhora da Guia merece e quitando a compra da imagem vamos instalá-la o mais rápido possível”.

Ainda conforme o padre Tarcísio, o local para contemplação de Nossa Senhora da Guia foi escolhido porque ela é também a protetora dos viajantes. “A cidade terá mais um cartão postal”.

Como forma de retribuição e gratidão à padroeira, o prefeito Kalil entregou ao pároco a cópia de uma outra lei que ele acabou de sancionar – também atendendo a um pleito da comunidade católica várzea-grandense – a lei 5055/2023 que tornou o dia 8 de dezembro, alusivo à Nossa Senhora da Conceição – Imaculada Conceição – um dia santo, e, portanto, feriado municipal. “Em todos esses atos contamos com a apoio da Câmara Municipal que aprovou as propostas do Executivo, aprovando cada uma”.

“Cumprimos mais um compromisso assumido na nossa gestão”, reforçou. “Votos renovados e forças restabelecidas para seguirmos entregando resultados e mantendo nosso compromisso de continuar trabalhando”, completou Kalil.

RENOVAÇÃO, FÉ E GRATIDÃO  Acompanhado da primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, por sua mãe, sua sogra, secretários, servidores, pelo senador Jayme Campos e a ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos, pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Paulo Tolares e pelos deputados estaduais Júlio Campos e Fábio Tardin, além de familiares e convidados especiais, o prefeito fez questão de dizer que a Missa em Ação de Graça é um momento especial e ímpar para expressar a fé, renovar a esperança e de agradecer. Nos fortalece para vencermos os obstáculos e as adversidades”.
Kalil pontuou que mais uma vez em seu mandato, a Missa Solene foi realizada no mesmo dia em que se comemora o Dia das Mães. “Como filho dessa terra, fico mais emocionado, não faltam motivos para agradecer e agradecer a nossa padroeira”.

Novamente, o prefeito foi convidado a coroar a imagem de Nossa Senhora da Guia e a primeira-dama coroou o menino Jesus, simbolizando o amor e afeto de todas as mães várzea-grandenses.
Hoje como gestor da cidade, disse o prefeito, ao final da celebração, que Nossa Senhora da Guia cubra a cidade e guie seus passos de todos, com fé em Deus. “Quero contribuir ainda mais com o desenvolvimento da nossa cidade. Estou focado em trabalhar muito e em entregar resultados. Reafirmo hoje esse compromisso com a minha cidade e com a população várzea-grandense”.

O pároco Tarcísio Camilo Santana, durante a homilia, pregou justamente a importância do amor, do amor ao próximo, sobre o amor de mãe e especialmente, do amor a Deus e seus ensinamentos.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
15 de maio de 2023 (Segunda-feira)

*09:00 – Inauguração da Escola Estadual Ernandy Mauricio Baracat de Arruda – Nico Baracat.
Local – Rua Barrabas, Quadra 56, Bairro Nova Fronteira.

*16:00 – Desfile Cívico e Militar em comemoração aos 156 Anos de Fundação da Cidade de Várzea Grande.
Local – Av. Couto Magalhães – Centro.

 

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br