terça-feira, 5, março, 2024
29.1 C
Cuiabá

UFMT oferece curso para consultoras em aleitamento materno

Mais lidos

Por: André Faust/UFMT

Estão abertas as inscrições para o curso de Consultora em Aleitamento Materno do projeto Amamente, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus de Sinop, voltado para estudantes de graduação e profissionais de saúde com ensino superior. A formação oferece 40h de aulas online, mais 20h de prática em consultório de atendimento especializado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno é recomendado como exclusividade na alimentação dos bebês até o sexto mês de vida. Entretanto, dados recentes demonstram que o Brasil apenas três em cada dez mulheres conseguem amamentar durante esse período e 75% das famílias o fazem com dificuldade.

“Assim, nosso curso vem para atender uma lacuna importante e capacitar profissionais para a assistência dessas mulheres e família”, explica a professora Sônia Vivian de Jezus, da graduação em Enfermagem.

A consultora em aleitamento materno é uma profissional capacitada para atender gestantes, lactantes e famílias, desenvolvendo ações que irão promover, proteger e apoiar a amamentação de forma individual ou coletiva, em diversos locais. Ela atua desde a gestação, volta ao trabalho e desmame, podendo atender tanto em consultórios, quanto domicílio, empresas, creches, instituições de saúde e mais.

“Entre as suas inúmeras vantagens da amamentação tem-se que o  leite materno é principal fator protetor contra a desnutrição, doenças infecciosas e crônicas da infância, supre as necessidades biológicas, promove maior contato e intimidade entre o binômio mãe-bebê, que possibilita o estabelecimento de vínculo afetivo e favorece o desenvolvimento cognitivo e emocional. Para as lactantes proporciona a progressão mais rápida da involução uterina e interrupção do sangramento pós-parto, amplia sua proteção contra o câncer de mama e de ovário e retorna ao seu peso pré-gravídico com maior facilidade”, completou a professora.

As inscrições seguem até o dia 01 de março, pelo site da Fundação Uniselva, e as aulas teóricas online e ao vivo iniciam no dia 5, a partir das 18h. Interessados que se inscreverem e realizarem o pagamento até a segunda-feira (15) receberão ainda 1 curso de Shantala (massagem para bebês, tradicional na Índia e outros países asiáticos), 1 curso de cuidados com o bebê e 2 mentorias em grupo.

Mais informações sobre este e outros cursos, incluindo para outros tipos de profissionais da saúde e cursos gratuitos,no instagram do projeto, ou pelo WhatsApp 66 99202-2216.

O Amamente é coordenado pelas professoras Sonia Vivian e Kamilla Maestá.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br