terça-feira, 23, abril, 2024
34 C
Cuiabá

SES leva serviços especializados de saúde à população de Campo Novo do Parecis

Mais lidos

Por: Ana Lazarini/SES

As unidades especializadas da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) ofertam, entre terça e quinta-feira (02 a 04.04), diversos atendimentos aos moradores de Campo Novo do Parecis (a 388 km de Cuiabá), por meio do projeto “Ir para Incluir”.

Entre os serviços disponibilizados estão: vacinação, coleta de sangue, cadastro de doadores de medula óssea, avaliação para concessão de cadeiras de rodas ou outros meios de locomoção e orientação de saúde bucal às Pessoas com Deficiência (PCD). Também haverá capacitação e treinamentos sobre saúde bucal, saúde mental e manejo de diagnóstico de hanseníase para servidores da saúde municipal.

Os serviços serão ofertados das 7h às 11h e das 13h às 17h, em frente à nova Unidade de Descentralizada de Reabilitação (UDR) do município, localizada na Rua Bahia, centro de Campo Novo do Parecis.

Para o atendimento, é necessário documento oficial com foto (RG ou CNH), CPF e cartão do SUS.

“Essa é a terceira ação do projeto Ir Para Incluir em 2024. Essa é uma ação que facilita o acesso da população aos serviços especializados ofertados pela SES em Mato Grosso. Uma parte das nossas unidades especializadas se desloca até o usuário no interior do Estado, porque queremos incluir a todos”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Conforme o secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antônio Ferreira, a expectativa é de que sejam realizados cerca de 250 atendimentos durante os três dias de ação no município.

“Somente em 2023, percorremos sete municípios e atendemos cerca de 2,5 mil pessoas. Nossa proposta é ampliar esse número para incluir todos que precisam de atendimento especializado”, destacou o secretário.

Capacitação 

Durante os três dias de atendimento, o Centro de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac) ofertará capacitação em hanseníase e estudo de casos para servidores da saúde municipal. O Hospital Adauto Botelho também disponibilizará capacitação em saúde mental para os servidores.

A Rede de Frio levará o caminhão de imunização para a ação, para vacinar a população. Já a carreta do MT Hemocentro estará estacionada nas proximidades da UDR, onde será feita a coleta de sangue de doadores voluntários e o cadastro para doação de medula óssea.

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) realizará o treinamento, a orientação e supervisão do atendimento odontológico às pessoas com deficiência previamente agendadas. O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) realizará a análise para futura concessão de cadeira de rodas ou outros meios de locomoção, além da entrega de materiais.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br