A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e representantes de pacientes que utilizam o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em Mato Grosso alinharam, durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (11.04), o fluxo da oferta do serviço no Estado.

A secretaria trabalha na edição do novo manual do TFD. O documento está em construção com base nas necessidades dos pacientes. Para a secretária adjunta de Regulação, Controle e Avaliação da pasta, Fabiana Bardi, é imprescindível ouvir o usuário que vive a realidade do tratamento fora do estado.

“A SES trabalha para que o paciente seja assistido de forma adequada e por isso estamos construindo as novas normativas a quatro mãos, pois precisamos ouvir quem faz uso do serviço. Nosso objetivo é dar acesso digno e com qualidade a quem precisa”, pontuou Fabiana.

Satisfeita com a reunião, a representante da Associação de Mães do TFD, Carol Meireles, classificou o encontro como um avanço na causa. “É importante a SES ter essa sensibilidade de ouvir quem é assistido pelo TFD, pois são mais de 19 mil pacientes e é necessário que eles sejam atendidos na normativa. Para nós, a construção desse documento representa um avanço porque é o estreitamento do poder público com a sociedade”, disse.

Para o representante da Associação de Espinha Bífida de Mato Grosso, Antônio Lemos, o debate é um marco na história do serviço no Estado, pois há mais de cinco anos não havia esse diálogo do Estado com as entidades que representam os pacientes. “Avalio a reunião como uma grande evolução tanto para o Governo quanto para os pais e familiares dos pacientes. É preciso ver esse lado mais humano, menos burocrático e técnico, observando a necessidade dos usuários. A SES está de parabéns”, diz Antônio.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde (Sisma-MT), Carmen Silva Campos, também avaliou positivamente a reunião e parabenizou a atual gestão da secretaria pela abertura para o diálogo.

“Foi uma reunião produtiva que procurou, dentro do caminho do bom senso, fazer os encaminhamentos necessários. Nossa expectativa é que esse trabalho finalize de forma a contemplar efetivamente o tratamento, ofertando dignidade aos pacientes e familiares. Eu fico muito feliz em ver esses processos de abertura de diálogo implementado por essa nova gestão”, ressalta a presidente.

Também participaram da reunião Elizeth Lucia de Araújo e Ivana Mara Mattos, da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, além de Danilo Gaiva, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional MT (OAB-MT).

Durante o encontro, foram debatidos os prazos praticados atualmente pelo TFD, a regulação do serviço, compra de passagem, o aporte financeiro para o tratamento, entre outros assuntos.