sexta-feira, 1, março, 2024
35 C
Cuiabá

SES abre inscrições para encontros que debaterão a importância da doação de medula óssea

Mais lidos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) abriu, nesta semana, as inscrições para a população participar do VII Encontro de Conscientização sobre a Doação de Medula Óssea. O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio, no anfiteatro da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), localizado na avenida Getúlio Vargas, no centro da capital.

Durante os dois dias também haverá o III Encontro Hematológico e Hemoterápico Mato-grossense. As atividades ocorrerão simultaneamente no mesmo horário e local. Podem participar dos encontros os servidores da saúde, acadêmicos e profissionais das áreas de medicina e de enfermagem.

Os eventos ocorrem na Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, instituída pela Lei Estadual nº 9.807. Interessados nos encontros devem se inscrever neste link até o dia 24 de maio. Os participantes receberão certificado com carga horária de 8h.

No dia 25 de maio, o evento inicia às 8h e segue até às 16h. A programação do primeiro dia prevê diversos assuntos como debate sobre medula óssea, a importância da compatibilidade monogenética nos transplantes e o cenário no estado de Mato Grosso, entre outros.

No dia 26 de maio, o grupo se reúne das 8h às 11h30 para discutir coagulopatias congênitas no Sistema único de Saúde (SUS), anemia falciforme e o uso do doppler transcraniano na anemia falciforme. Confira a programação completa dos encontros neste link.

De acordo com a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o evento tem como objetivo multiplicar e informar os profissionais sobre a importância da doação de medula óssea e dos processos técnico-científicos que envolvem as doenças hematológicas, qualificando todos os envolvidos na captação.

“A iniciativa também tem como meta aumentar o número de doadores de medula óssea em Mato Grosso. No Estado já existe a Lei Estadual nº 9.807/2012, que criou a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, celebrada ao final do mês de maio”, salientou Zanela.

Corrida Ser Família dos Anjos
Para incentivar o cadastro de voluntários de medula óssea em Mato Grosso, a primeira-dama Virginia Mendes lançou uma corrida em apoio à causa. A 1ª Corrida SER Família dos Anjos ‘Vista Suas Asas, Doe Medula Óssea’ tem a finalidade de apoiar o MT Hemocentro na campanha anual de conscientização de cadastros voluntários.

Em agradecimento à parceria, o MT Hemocentro convidou a primeira-dama do Estado para ser madrinha da corrida.

A corrida antecede a semana de mobilização para os cadastros e ocorrerá no dia 20 de maio, às 16h30, na Arena Pantanal. Foram disponibilizadas apenas 500 inscrições, que esgotaram em tempo recorde.

A entrega do kit de corrida ocorrerá nos dias 18 e 19 de maio de 2023, das 10h às 17h, na sede do MT Hemocentro (Rua 13 de Junho, nº 1055 – Centro Sul em Cuiabá). Para retirar o kit, é necessária a entrega da doação escolhida no ato da inscrição, sendo uma lata de leite Nutren Júnior ou um pacote de fralda descartável.

“Esta corrida vai nos ajudar a divulgar a campanha que fazemos todos os anos e tem surtido ótimos resultados nos números de cadastros no Redome. Estamos extremamente felizes com a união de esforços que a nossa querida primeira-dama Virginia Mendes está mobilizando”, avaliou a diretora-geral do MT Hemocentro.

A gestora ainda informou que, entre os dias 23 e 25 de maio, a uma das equipes técnicas do MT Hemocentro estará em Peixoto de Azevedo e a outra equipe no município de Nobres para realizar coletas de sangue e novos cadastros de medula óssea.

Fonte: Fernanda Nazário e Ana Lazarini/SES-MT

 

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br