sábado, 27, abril, 2024
35 C
Cuiabá

Secel viabiliza lançamento de projetos de música e artes visuais em MT

Mais lidos

Por: Graciele Leite/Secel

Três projetos que contemplam a música e as artes visuais estão sendo lançados com recursos do Governo de Mato Grosso para levar cultura e lazer à população. As atrações incluem show da cantora Estela Ceregatti, neste sábado (16.03), em Chapada dos Guimarães, e a abertura de exposição da artista Mari Gemma De La Cruz, no próximo dia 21, em Cuiabá. Há também o lançamento de novas músicas do grupo de siriri É Bem Mato Grosso, já disponível na internet.

Os projetos estão sendo realizados por meio do Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O show da multiartista cuiabana Estela Ceregatti será às 20h, na recém inaugurada rua coberta (rua Quinco Caldas), de Chapada dos Guimarães. A apresentação abre a turnê Canteiro e marca o lançamento do videoclipe Mulheres Sementeiras. A entrada é gratuita.

A apresentação contará com participações de outras artistas, entre elas estão Vera Capilé e Nathally Sena. A filha de Estela Ceregatti, Jhoana Ceregatti, de 08 anos, também marca presença no show.

O show Canteiro vai percorrer o Brasil, com apresentações em São Paulo (SP), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG), todos com participação de cantoras e compositoras escolhidas dentre as artistas de cada região.  A turnê traz destaque ao empoderamento feminino e a questões ambientais de Mato Grosso.

O videoclipe Mulheres Sementeiras, dirigido por Juliana Segovia, homenageia mulheres do povo Xavante, com a música homônima do álbum Terra Força Mulher, de 2022.

Lançamento de EP do grupo É Bem Mato Grosso

O grupo de siriri É Bem Mato Grosso acaba de lançar no YouTube o EP ‘Nossa Cultura Secular’. O trabalho traz quatro faixas que retratam tradição, lendas e religiosidade, harmonizados pela batida dos instrumentos tradicionais do cururu e siriri como a viola de cocho, mocho e ganzá.

O EP (chamado assim por ter menos músicas que um álbum) está disponível para ouvir neste LINK. O trabalho tem composições dos artistas Edmilson Maciel e Edson Garcia, e vozes de Edmilson Maciel, Rosany Costa Santos e Vida Maria Maciel.

A Associação É Bem Mato Grosso, com sede em Sapezal, atende a 65 estuantes de 12 a 18 anos. Visando valorizar a cultura popular, desenvolve um trabalho pedagógico com os estudantes com base nos saberes da música (especialmente o siriri), culinária, folclore, religiosidade e costumes mato-grossenses.

Exposição Anfêmera – Mari Gemma De La Cruz

A exposição de artes visuais Anfêmera, da artista Mari Gemma De La Cruz, abre para o público na próxima quinta-feira (21-03), às 19h, no Centro Cultural Casa Cuiabana, em Cuiabá. A mostra reúne imagens, vídeo e instalação que abordam a visão da artista sobre o envelhecer feminino, e as transformações e sentimentos vivenciados pelas mulheres neste período.

O trabalho é resultado de uma pesquisa feita pela artista em 2019 e 2020, período em que ela mesma confrontou sentimentos de inquietação, perdas e mudanças na vida pessoal, além de reflexões sobre etarismo, padrões sociais e comportamentais.

A proposta é trazer percepções e reflexões comuns às mulheres que estão passando pela envelhescência (entre 45 e 60 anos), e mostrar uma perspectiva pessoal da necessidade de reconstrução de si e de desapegar de objetos e significados guardados ao longo do tempo.

Antes de chegar a Cuiabá, a mostra Anfêmera foi apresentada em exposições coletivas no México, Argentina e Espanha. O período para visitação ao público na Capital será de 22 de março a 20 de maio, das 8h às 18h, com entrada gratuita.

Serviço
Show de Estela Ceregatti – turnê Canteiro

Data: Sábado (16.03), às 20h
Local: Rua Quinco Caldas (rua coberta – em frente à Pomodori) – Chapada dos Guimarães
Entrada gratuita
Informações: Instagram @estelaceregatti

EP Nossa Cultura Secular – grupo É Bem Mato Grosso
Disponível no Youtube: Link AQUI

Exposição de Mari Gemma De La Cruz
Abertura: Quinta-feira (21.03), 19h
Período: 22 de março a 20 de maio, das 8h às 18h.
Local: Centro Cultural Casa Cuiabana
Entrada gratuita
Informações: Instagram @marigemma.art

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br