quinta-feira, 30, maio, 2024
14 C
Cuiabá

Secel e Oi Futuro apresentam iniciativas premiadas no programa MOVE_MT 2

Mais lidos

Por: Cida Rodrigues/Secel

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT) e o instituto Oi Futuro divulgaram nesta sexta-feira (26.01) as cinco iniciativas premiadas no MOVE_MT 2. Ao todo, 20 empreendimentos participaram da segunda edição do programa de aceleração de negócios criativos, de inovação e/ou impacto sociocultural de Mato Grosso.
Escolhidos após banca final com experientes profissionais das áreas de economia criativa e de impacto social, os vencedores do MOVE_MT 2 irão dividir o valor de R$ 356,4 mil. Além disso, participam de um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, para uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.

Todas as iniciativas selecionadas no programa fizeram parte de uma jornada de aprendizados, que contou com mais de 1.700 horas de mentorias e capacitação em gestão, inovação, impacto social, comunicação, gestão financeira e captação de recursos. Dentre os projetos, 60% eram comandados por mulheres, 65% tinham pessoas pretas e pardas como líderes e 25% eram liderados por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.

“O MOVE_MT faz parte de uma política pública de desenvolvimento do setor da economia criativa que acontece de forma continuada. Em mais uma edição, o Governo de Mato Grosso oportunizou aprendizados para a estruturação e o desenvolvimento sustentável e rentável dos negócios criativos do Estado. Nossos parabéns aos projetos premiados e a todos os participantes!”, celebra o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Conheça os projetos premiados:

Cidadão Oddly: a organização está sendo criada pela produtora independente de eventos LGBTQIA+ Oddly, de Cuiabá, para atuar na capacitação de pessoas trans e travestis para sua inserção no mercado de trabalho.

Hip Hop Atemporal: o projeto difunde a cultura hip hop entre jovens periféricos de escolas da região metropolitana de Cuiabá.  Os cinco elementos do hip hop (break, MC, grafite, DJ) são levados por meio de oficinas associadas ao currículo escolar.

Pé de Folclore – Cáceres, rios e lendas: iniciativa que visa manter e valorizar as manifestações culturais populares na região, como Siriri, Cururu e Festas de Santo, por meio de oficinas infantis de artes cênicas, dança e música no município de Cáceres.

Quariterê: produtora audiovisual preocupada com equidade de gênero em funções e com visão pautada pela igualdade racial. Seu objetivo é desenvolver produções culturais e artísticas e participar do desenvolvimento de políticas afirmativas no mercado audiovisual.

Tece Arte: coletivo de 55 mulheres rendeiras que produzem peças artesanais únicas com base nos aprendizados ancestrais da etnia Guaná.

O MOVE_MT

Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT) em parceria com o instituto Oi Futuro, o programa MOVE_MT é voltado para iniciativas do segmento da economia criativa, que incluem mundo das artes, negócios digitais e criações funcionais (urbanismo, moda, gastronomia, turismo, etc).

Em sua primeira edição, a aceleração atendeu 30 negócios criativos de diferentes municípios mato-grossenses. Nesta segunda edição, mais 20 iniciativas foram selecionadas para participar do ciclo de aceleração.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br