quarta-feira, 21, fevereiro, 2024
33 C
Cuiabá

Rondonópolis: ESF do Conjunto São José realiza dia de atendimento especial para crianças

Mais lidos

Por:  Rafael Vicentini/Ascom

A equipe da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Conjunto São José dedicou essa semana um dia exclusivo para cuidar da saúde das crianças, denominado Dia de Puericultura. As atividades tiveram foco no público infantil que preparou a unidade para receber os pequenos de forma lúdica e atrativa.

Com o apoio da médica pediatra Luciene Gul e da médica Elaine Ribeiro, as crianças passaram por consulta para fazer o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da saúde física e com isso estar protegido contra algum agravo que possa interferir em seu desenvolvimento físico e mental.

No atendimento voltado à puericultura são levados em consideração o ganho de peso e de altura, a alimentação e suplementações vitamínicas de rotina, o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional, as imunizações (vacinas), o funcionamento gastrointestinal e gênito urinário, qualidade de sono, atividade física x tempo de telas , o contato com a natureza e a prevenção de acidentes.

Toda a equipe do ESF esteve engajada para cuidar da saúde das crianças e também passar as orientações necessárias aos pais ou responsáveis. Quem esteve durante o dia na unidade também pôde fazer as atualizações da caderneta de vacinas e participar de diversas atividades.

A médica Elaine Ribeiro aproveitou o encontro com os pais para reforçar a importância de levar seus filhos na unidade de saúde mais próxima de casa para fazer o acompanhamento. Elaine explicou que a puericultura é o pilar da pediatria, responsável pela promoção da saúde, pelo bom crescimento e desenvolvimento das crianças.

O acompanhamento da puericultura é feito na primeira consulta com o bebê que tem entre 7 e 10 dias de vida. Em seguida as consultas são feitas mensalmente, de zero a seis meses, bimestralmente de seis a 12 meses, trimestralmente, de 12 a 18 meses, semestralmente com crianças de um ano e meio até os cinco anos, e anualmente dos 5 até os 18 anos.

 

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br