segunda-feira, 4, março, 2024
29.1 C
Cuiabá

Rondonópolis: Começam as tratativas para criação da estrutura para cooperativa de pescadores

Mais lidos

Por: Patrícia Casali/Gcom

Foi montada na tarde desta sexta-feira (11) a comissão técnica para criação do projeto da cooperativa para pescadores profissionais de Rondonópolis, hoje eles fazem parte da Colônia de Pescadores Z-3. A área de 76 hectares já foi comprada pela Prefeitura para abrigar o programa de piscicultura para que os profissionais tenham garantida uma fonte de renda, independente da atividade pesqueira nos rios da região.

A reunião para o início dos estudos e primeiras análises do futuro projeto, contou com a presença do prefeito José Carlos do Pátio, do presidente da Colônia Z-3 na cidade, Francisco Teodoro, vários secretários que estarão envolvidos nos estudos técnicos e também dos vereadores Ozéas Reis e Batista da Coder.

A área localizada a 10 Km da cidade (sentido Pedra Preta) deverá ser como uma espécie de projeto de agrovila, com tanques para piscicultura, área para cultivo de hortifrutigranjeiros, além de espaços para as casas dos pescadores. A sugestão é que seja feito um documento vinculando a aquisição da área somente à parte dos pescadores do município e que a produção seja feita em forma de cooperativa. As tratativas para a criação do estatuto específico para o grupo de 60 pescadores e a forma de disposição da área, com separação para estrutura coletiva e individuais, será analisada pela comissão.

Para o prefeito José Carlos do Pátio, o projeto é de cunho social, garantindo ganhos para os pescadores profissionais. “A produção de vocês, no futuro, poderá ser adquirida pelo frigorífico municipal para fazer almôndegas e também para abastecer os refeitórios das escolas”, afirmou o prefeito entusiasmado.

O próximo passo é a reunião técnica da comissão formada de forma tripartite com presença de profissionais de sete secretarias e órgãos do administração municipal, com representantes da Câmara e de sete pescadores. Participam do projeto as Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Infraestrutura, Habitação, Procuradoria Geral, Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) e Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder).

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br