terça-feira, 5, março, 2024
25 C
Cuiabá

Prefeitura de Diamantino divulga Projeto de Revitalização do Centro Histórico

Mais lidos

Por: Juliano Patrick/Ascom

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizou a apresentação do (RE)VIVA! Diamantino. A ação consiste na divulgação do Projeto de Revitalização do Centro Histórico de Diamantino e aconteceu nesta terça-feira (05.12).

A revitalização tem objetivo de preservar e resgatar o valor dos espaços histórico-culturais do município, além disso, a reestruturação do Centro Histórico proporcionará o fomento à música, cultura e gastronomia, gerando o aquecimento da economia local.

Com o investimento de R$ 25 milhões, o prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, falou da importância do momento de apresentação do (RE)VIVA! Diamantino e a realização da obra para a cidade e para os diamantinenses.

“Hoje foi um encontro maravilhoso em que todos os participantes puderam prestigiar o projeto de revitalização do centro histórico da nossa amada cidade Diamantino, revitalizar é sinônimo de revigorar, reviver, revivescer e revivificar. Estar conosco a FGV que já revitalizou o cristo redentor, praça do Paraty, Tiradentes e outros locais do nosso Brasil é magnífico.”

A revitalização contemplará a Casa Memorial dos Viajantes, a Praça Major Caetano, a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e a criação de um Centro de Gastronomia.

Na ocasião, o professor da cidade de Tiradentes -MG, Luiz Carlos, compartilhou a experiência que o município teve com a revitalização.

A arquiteta da FGV e coordenadora do projeto de revitalização do centro histórico, Silvia Finguerut, explicou o que é o Projeto (RE)VIVA! Diamantino.

“O (RE)VIVA traz um conceito que está ligado à história de força e perseverança da cidade e de seu povo. O projeto é um convite para viver uma renovação. Diamantino de novo, em novo ciclo. É uma saudação a Diamantino – “Viva” -, a seu povo e à sua história.”

Plano Municipal de Turismo

No local, foi entregue oficialmente o Plano Municipal de Turismo de Diamantino ao prefeito e ao secretário de Cultura e Turismo. Um documento que consta os pontos mapeados de turismo do município e principalmente quais as vocações que a cidade possui.

O secretário de Cultura e Turismo, Caique Loureiro, ressaltou a importância da concretização desse documento elaborado pela população.

“Este Plano é uma ferramenta essencial para que possamos potencializar o turismo com uma economia criativa forte. É o primeiro passo rumo a uma revolução turística a partir da história, cultura e belezas naturais da nossa querida Diamantino. O setor público ganha um documento elaborado pelas mesmas mãos que escrevem a história deste município, sua gente.”

Estiveram presentes os secretários municipais de Administração, Edvaldo Carnaúba; Assistência Social, Gilson da Silva; Educação, Rodrigo Rocha; Fazenda, Marineides Nogueira; Meio Ambiente e Cidade, Edes Beia; Saúde, Marinêze Meira; o gerente do Sebrae, Wlademir Alves da Silva, o ex-prefeito, Chico Mendes, a presidente comercial da ACID, Sandra Baierle, entre outras pessoas.

 

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br