quarta-feira, 12, junho, 2024
22 C
Cuiabá

“Pelas Mãos Delas”: Projeto social de Max Russi vai beneficiar mulheres do Vale do São Lourenço

Mais lidos

Foi lançado hoje (25), no município de Dom Aquino (170 km de Cuiabá), a segunda fase do projeto social “FESTIVAL CULTURAL PELAS MÃOS DELAS”, cujo objetivo é qualificar mulheres para a confecção de artesanatos e produção culinária gourmet de doces. Serão dois dias de oficinas, direcionadas para o fortalecimento do empreendedorismo feminino e incentivo à geração de renda a partir da produção e comercialização de produtos. “É gratificante ver a transformação que esse projeto faz na vida dessas mulheres […] autoestima, autonomia feminina e garantia de renda extra para a família são alguns dos resultados positivos”, destacou o deputado estadual Max Russi.

Totalmente viabilizado por meio de emenda impositiva do deputado Max Russi, o projeto é uma idealização da Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (OMEP/BR/MT/CBÁ). As prefeituras sedes dos projetos são responsáveis pelo local dos cursos e por fazer as inscrições das mulheres conforme o perfil do projeto.

A solicitação em inserir Dom Aquino no ciclo do projeto “Pelas Mãos Delas” foi feita pela vereadora municipal Natalia Lopes (PSB), uma das protagonistas na defesa das mulheres em vulnerabilidade. “As mulheres carentes precisam de mais que programas de transferência de renda, elas precisam aprender a prover, conquistar seu espaço no mercado de trabalho e se sentirem úteis”, destacou a vereadora.

Nesta segunda fase, o projeto será realizado nos municípios de Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Jaciara, Poxoréu, Nobres e Rosário Oeste. Ao total, a estimativa é qualificar cerca de 600 pessoas. Podem participar das oficinas, mulheres em situação de vulnerabilidade social com idade a partir de 16 anos, preferencialmente, que tenham crianças de zero a seis anos sob a sua responsabilidade e/ou chefes de família. Elas precisam estar inseridas em algum programa de inclusão social, no CadÚnico ou beneficiadas pelo programa SER FAMÍLIA.


PRIMEIRA FASE

Em sua primeira edição, o projeto Festival Cultural PELAS MÃOS DELAS beneficiou diretamente mais de 700 mulheres dos municípios de Acorizal, Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio de Leverger, Jangada, Poconé e Barão de Melgaço.

Elas participaram de cursos rápidos de gastronomia artesanal (oficinas de biscoito e de brigadeiro gourmet), artesanato (oficinas de pintura em guardanapo, fitas e tiaras de cabelo) e também rodas de conversa para discutir temas ligados ao mundo artesanal, gestão de vendas de produtos artesanal, gestão de vendas pela internet, autonomia e autoestima feminina e gestão de emoções.

Em Santo Antônio de Leverger, a manicure Amanda Rafaela (20) estava desempregada há alguns meses e sem perspectiva de voltar a desempenhar a própria profissão. Com as oficinas, além do encantamento pelo curso de bordados, Rafaela viu uma nova chance para melhorar o faturamento da família e superar uma crise de ansiedade. “Superar crise de ansiedade e ter uma renda financeira é muito para qualquer pessoa […] que o deputado Max Russi continue ajudando as mulheres de todo Mato Grosso”, desejou Amanda.

Fonte: Assessoria/ Mídia do Vale

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br