sexta-feira, 24, maio, 2024
22 C
Cuiabá

Nobres: Audiência Pública sobre Plano Diretor é caminho sendo aberto para o futuro

Mais lidos

Por: Benedito F. de Souza/Ascom

Começaram os estudos e até agora as projeções são embrionárias e o tempo será determinante para a efetivação de ações que mudarão a atual concepção de município em Nobres, que está chegando aos 59 anos de história. A realização da audiência pública que trata do Plano Diretor para Nobres foi apenas a primeira de uma série, realizada na noite de 24/04 nas dependências do Fórum da Comarca de Nobres.

A apresentação do que será e o que se pretende com a implantação do Plano Diretor para Nobres teve a participação do prefeito Leocir Hanel, secretários municipais, assessores e professores da rede municipal, além de servidores públicos e alguns poucos representantes da sociedade civil.

Importante ressaltar, foram expedidos convites aos sindicatos e representantes das empresas extrativas de minerais, empresários, aos representantes dos anseios da comunidade, os vereadores, ali representados pelo vereador André Avelino Bezerra. De toda sorte que os professores serão os multiplicadores diante do que se pretende, a concepção de uma proposta amplamente abrangente e futurista para o município.

Em Mato Grosso, para se ter uma ideia, apenas os municípios de Chapada dos Guimarães e Nobres obtiveram êxito na conquista de um Plano Diretor. O prefeito Leocir Hanel demonstrou satisfação por essa conquista e fez ver que se trata de projeções que servirão a filhos e netos de todos, com o município de Nobres estabelecendo metas e ações que servirão para realmente “cuidar” do patrimônio natural e pela melhor qualidade de vida de todos.

Conduzida a apresentação pelo representante da empresa, Brasil Adentro, geólogo com mestrado e doutorado, Evandro Gottardo, que apontou a necessidade premente de a sociedade civil se manifestar através do questionário, disponibilizado no site da Prefeitura de Nobres, respondendo às perguntas e dando a sua contribuição para a construção de propostas que subsidiarão o futuro do município.

A apresentação do que será e do que representará o Plano Diretor tem no questionário um medidor das melhores respostas que o munícipe pode dar como contribuição para um processo de redimensionamento da cidade e do setor rural, notadamente com relação ao ecoturismo.

O advogado Moacir Ribeiro falou da necessidade da participação popular e da ausência dos representantes do povo, os vereadores, com aval popular. Segundo o prefeito Leocir Hanel, o Plano Diretor será a cereja do bolo, melhorando ainda mais tudo o que se tem feito em Nobres e por Nobres. É graças ao Governo do Estado, através do governador Mauro Mendes, esse Plano Diretor como concepção de cidade futurista e com toda atenção devotada ao meio ambiente e a uma melhor qualidade de vida.

A zona rural receberá audiência pública, em número de cinco, até que o plano seja plenamente subsidiado de informações para a geração de uma lei ampla e irrestrita, notadamente quanto a sustentabilidade.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br