quarta-feira, 12, junho, 2024
22 C
Cuiabá

Educação organiza Feira Científica em Várzea Grande

Mais lidos

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) reuniu no Anexo I, nesta terça-feira (18), diretores e coordenadores das Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB), para o lançamento da ‘Feira Científica, Cultural, Tecnológica e Empreendedorismo Sustentável 2023’. O evento propõe aos alunos o desafio de realizar uma construção de trabalhos com olhar questionador e criativo, com inovações tecnológicas como robótica/cultura ‘maker’ (faça você mesmo) e temáticas onde o aluno é o protagonista.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Silvio Fidelis, a feira científica já tem uma tradição nas Escolas Municipais onde os alunos desenvolvem suas habilidades e competências implementando novos hábitos, intervindo em necessidades significativas no território escolar a partir da construção de novos saberes de maneira interdisciplinar, pois envolve diferentes áreas do conhecimento como a matemática financeira para crianças e adolescentes.

Conforme a assessora pedagógica, Tereza Gomes da Cunha do setor de educação ambiental da SMECEL, a Feira tem por objetivo sensibilizar toda comunidade escolar sobre a importância de unira teoria e prática, ampliando o prazer do conhecimento por meio do fazer, do produzir.

Dentre os vários objetivos específicos, pontuou Cunha, é a proposta dos professores de estimular nos alunos a pesquisa de conceitos e práticas de cooperação, como base no empreendedorismo assim como a construção de protótipos para produção de energias limpas, tais como solar e eólica ou mesmo, o linguajar mato-grossense.

De 14.04 a 05.05, é o período de inscrição das Escolas Municipais por meio do e-mail: [email protected]. Num segundo momento ocorrerá o levantamento de problemas e a busca de soluções de acordo com as pesquisas, levantamento de hipóteses e experimentações. A culminância ocorrerá em duas etapas, sendo uma na escola e a outra, com exposição de dois trabalhos selecionados por escola, no Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos (Fiotão) em novembro com exposição aberta ao público.

Fonte: Secom/VG

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br