terça-feira, 5, março, 2024
25 C
Cuiabá

Cáceres: Prefeitura e CIES da Unemat celebram parceria que beneficia pacientes oncológicos

Mais lidos

A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade de Mato Grosso – Unemat, através do Centro de Inovação em Educação e Saúde (CIES), estabeleceram na manhã de terça-feira (02/05), uma parceria institucional para instalação de equipamentos especiais para realização de exercícios físicos com pacientes oncológicos, pré e pós cirúrgicos, nas dependências do Centro de Especialização e Recuperação (CER) da SMS.

É o Projeto Oncofitness, vinculado ao CIES, que tem como coordenadores os professores doutrores Roberto Carlos Júnior e João Carlos Martins Bressan, do curso de Educação Física da Unemat.

Eles foram recebidos pelo Secretário de Saúde Vitor Miguel Oliveira,  pela doutora Denise Cortella e pelo gerente da SMS, Maycon Vinicius Teodoro.

Os  responsáveis pelo projeto, financiado pela Fapemat, além de conseguirem o financiamento para as instalações, também vinculam outros professores e acadêmicos bolsistas dos cursos de Medicina e Educação Física da UNEMAT para acompanhamento das ações.

O professor João Bressan frisou  importância deste projeto, um dos poucos no Brasil. “Em Mato Grosso só existem dois projetos de pesquisa como este, um no Hospital do Câncer em Cuiabá e este em Cáceres, ambos estão vinculados ao nosso Centro de Inovação em Educação e Saúde”, noticiou João.

Ele explicou que a neoplasia e seus tratamentos repercutem em várias alterações metabólicas. “Em diversos tipos de tumores, a condição de inatividade física associada ao desenvolvimento oncológico potencializa a perda de massa magra, piorando ainda mais a qualidade muscular e o condicionamento físico, fatores esses associados a um pior prognóstico e aumento da taxa de mortalidade”, ressaltou Bressan.

Já o professor Roberto Carlos falou que o objetivo deste projeto é avaliar os efeitos do treinamento físico nas propriedades de força, endurance, e função da musculatura, assim como das respostas hemodinâmicas dos pacientes acometidos por diferentes tipos de tumores e que estão em tratamento no Hospital Regional de Cáceres-MT. “Para isso, os pacientes que estiverem aptos e concordarem com a participação no projeto por meio da assinatura do TCLE, irão responder uma ficha de identificação e aos questionários de avaliação da qualidade de vida e sarcopenia. Em seguida, realizarão testes físico e funcionais, avaliação antropométrica e verificação de variáveis hemodinâmicas”, explicou o professor Roberto Carlos.

E disparou, “Posteriormente, serão encaminhados para o Centro de Exercícios Físicos localizados no CER para realizarem as avaliações prévias à realização dos exercícios físicos. Lá eles realizarão exercícios físicos supervisionados, e ao final, efetuarão novamente os testes físico-funcionais, com o intuito de comparar as capacidades pré-intervenção e pós-intervenção com exercício físico”, ponderou.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Vitor Miguel, esta parceria com o CIES da Unemat é muito importante para a saúde e a qualidade de vida dos pacientes oncológicos. “É um programa de adesão  opcional, porém pelos benefícios e pela qualidade desta proposta, o projeto terá  adesão  dos pacientes oncológicos. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está de portas abertas para parcerias que contribuam com a saúde da população, como esta da Unemat”, destacou Vitor Miguel.

A prefeita Eliene Liberato Dias, reconheceu  a grandeza da proposta  que objetiva a melhora dos prognósticos de pacientes com câncer. “É um projeto que traz a humanização do tratamento oncológico e cuidados com os pacientes através de atividades físicas que vão contribuir na melhoria da saúde dessas pessoas. Uma grande conquista para Cáceres”, reconheceu Eliene.

Fonte: Esdras Crepaldi

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br