segunda-feira, 4, março, 2024
30 C
Cuiabá

Avião da Defesa Civil reforça ações de combate a incêndios na Região Sul de MT

Mais lidos

Por: Camilla Zeni/Secom

A Defesa Civil de Mato Grosso disponibilizou, nesta sexta-feira (04.08), uma aeronave Air Tractor 802 para reforçar as ações de combate a incêndios na Região Sul do Estado. O avião ficará no hangar da Prefeitura de Primavera do Leste, no Aeroporto Municipal, garantindo ainda mais eficiência na atuação do Corpo de Bombeiros.

“Esta aeronave representa o esforço do Governo de Mato Grosso para o combate aos incêndios florestais. Desde 2021 utilizamos os aviões para dar apoio ao Corpo de Bombeiros, atuando em locais de difícil acesso e garantindo mais segurança aos bombeiros e à população”, destacou o secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil, coronel BM Cesar Brum.

A escolha de Primavera do Leste como base da aeronave levou em consideração a localização estratégica do município para cobertura de toda a Região Sul, incluindo o sul do Xingu.

O comandante do 3º Batalhão Bombeiro Militar de Rondonópolis, coronel Fabrício Gomes, ressaltou que o uso dos aviões auxilia na proteção do meio ambiente e de propriedades privadas.

“A rapidez e mobilidade das aeronaves permitem uma resposta mais eficiente no combate aos incêndios florestais devido a capacidade de despejar grandes volumes de água sobre a área afetada, possibilitando uma ação efetiva de resfriamento, o que reduz o avanço das chamas e garante a segurança das equipes em solo. Além disso, usamos as aeronaves para proteger as unidades de conservação e parques estaduais e salvar a fauna local, além de também garantir a proteção do patrimônio privado, tendo em vista que alguns incêndios podem se aproximar de áreas mais urbanas”, explicou.

A aeronave disponibilizada em Primavera do Leste tem reservatório de 3 mil litros de água e ficará no município até o fim do período proibitivo do uso do fogo, no dia 31 de outubro.

O acionamento do avião será feito diretamente pelo Corpo de Bombeiros, considerando a proporção do incêndio e se há a viabilidade para ele ser combatido com a aeronave, tendo em vista aspectos como pista e disponibilidade de água.

O prefeito de Primavera do Leste, Ademir Góes, agradeceu a parceria do Governo do Estado com o município e ressaltou que a aeronave garante mais segurança para a região.

Reforço

Para reforçar as ações de combate aos incêndios florestais em 2023, o Governo de Mato Grosso conta com apoio de seis aviões, sendo quatro locados pela Defesa Civil e dois do Corpo de Bombeiros. Até o momento, três aeronaves já foram alocadas nos municípios de Primavera do Leste, Sinop e Diamantino.

O Governo também destinou para o combate de incêndios florestais e desmatamento ilegal em 2023 o investimento de R$ 77,4 milhões – um aumento de 29% em comparação com o investimento de R$ 60 milhões do ano passado.

Período proibitivo do fogo

O período proibitivo iniciou no dia 1º de julho e segue até 31 de outubro, conforme o Decreto nº 259/2023. O documento declara situação de emergência ambiental entre os meses de maio e novembro, o que possibilita a mobilização de esforços governamentais para a prevenção e combate aos incêndios e as contratações e aquisições necessárias ao período de alto risco de incêndios florestais.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br