quinta-feira, 2, maio, 2024
30 C
Cuiabá

VG: Secretaria investe mais de R$ 2 milhões na mobilidade urbana da cidade

Mais lidos

Por: Rafaela Maximiano/Secom

Neste ano de 2023, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (SSPMU-VG), empregou mais de R$ 2 milhões em sinalização horizontal e vertical, incluindo pintura de faixas e instalação de placas e de redutores de velocidade, além de novos sentidos de ruas, visando criar um ambiente mais seguro para condutores e pedestres.

Ao todo foram beneficiados 46 bairros com a instalação de mais de 800 placas novas e recuperadas outras 320 placas. Também foram realizadas a pintura de 41 novas faixas de pedestres e a recuperação de 32 faixas, somadas a mais de 43 km de sinalização horizontal.

Isso sem falar nos 14 pontos de radares fixos e de barreiras eletrônicas instaladas nas principais ruas e avenidas da cidade que apresentam altos índices de acidente automobilístico e morte de pedestres. Dados contabilizados pela Coordenadoria de Mobilidade Urbana até 30 de novembro deste ano.

“Realizamos mudanças significativas nos bairros, garantindo não apenas a eficiência no tráfego, mas, principalmente, a prevenção de acidentes. A recente implantação de sinalizações em diversos pontos da cidade representa um avanço em busca de maior segurança para todos”, explicou o coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar Arruda.

O Secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, enfatiza que as mudanças foram planejadas em conjunto com a equipe técnica para aprimorar a mobilidade urbana na região. Ele afirma: “Esperamos que essas medidas proporcionem uma experiência de trânsito mais segura e eficiente para todos que transitam por Várzea Grande. Estamos comprometidos em ampliar esses serviços para mais bairros no próximo ano”.

O prefeito Kalil Baracat pontuou sobre os resultados alcançados: “A mobilidade urbana é um pilar essencial para o desenvolvimento da cidade, a recente implementação de novas sinalizações de trânsito em diversos pontos da cidade marca um avanço significativo na busca por maior segurança viária. Essas medidas abrangentes não apenas beneficiam pedestres ao garantir travessias mais seguras, mas também proporcionam uma condução mais fluida e segura para motoristas e motociclistas. O investimento em uma infraestrutura de sinalização moderna reflete o compromisso com a comunidade em criar um ambiente rodoviário mais seguro e eficiente, promovendo a redução de acidentes e fortalecendo a coexistência harmoniosa entre os diferentes modos de transporte”, disse o Chefe do Executivo Municipal.

Confira as principais mudanças de trânsito por região:

– Na rua Pará com Rio de Janeiro, no bairro Nova Várzea Grande, foram implantadas novas placas de sinalização, proporcionando uma orientação mais clara aos condutores e pedestres. Além disso, a pintura de faixas contribui para uma travessia mais segura.

– Na rua Xavantina com a rua Dr. Joaquim Tanajura, no bairro Marajoara, intervenções foram realizadas com ênfase na segurança. A instalação de novas placas e a recuperação das antigas visam a melhorar a visibilidade e a compreensão das regras de trânsito, além de 08 (oito) cruzamentos sinalizados.

– Colinas Verdejantes: na rua Dezesseis com a rua Dezenove e na 24 de Dezembro, foram aplicadas medidas de sinalização horizontal, incluindo pintura de faixas e instalação de placas.

– Aurília Curvo e Santa Clara: serviços de revitalização foram realizados, incluindo a pintura de faixas de pedestres e placas de sinalização.

– Bonsucesso: Avenida Gil João da Silva tornou-se mão única, proporcionando melhor fluxo de tráfego. A rua Joaquim P. Magalhães foi integrada ao novo sentido viário, aumentando a segurança para moradores e visitantes.

– Construmat: a rua do Independente, no trecho da Av. Vereador Abelardo até a rua Capitão Benevides, agora segue sentido único para a Avenida Dom Orlando Chaves. A sinalização horizontal e as placas foram renovadas em toda a extensão, reduzindo riscos de acidentes.

– Centro Norte: a rua Sen. Vicente Vuolo passou a ser mão única, do trecho da rua Mário Mota até rua Clóvis Hugueney, com devida sinalização. A rua Henrique de Paula e Travessa Melgaço receberam nova sinalização facilitando o acesso à travessa Maracaju para o Centro.

– Jardim Imperial: na Rua Camarões, no trecho da rua A até a rua Nova Zelândia, foram implementadas medidas de sentido único, acompanhadas de serviços de pintura de Eixo Central, faixa de pedestre e quebra-molas, visando a redução do fluxo de veículos e a segurança dos moradores.

– Bairro Paiaguás: nova sinalização na Avenida Trinta e Sete, além da instalação de dois quebra-molas devidamente sinalizados, com placas de PARE e pinturas horizontais do eixo central duplo em toda extensão da Via 1,6 KM, garantindo redução de velocidade e segurança para a comunidade.

– Mapim: renovação completa da sinalização na Avenida DNER, com placas, pinturas e redutores de velocidade em toda sua extensão. Além disso, novas placas foram implantadas na Avenida Mato Grosso, fortalecendo a segurança viária.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br