terça-feira, 5, março, 2024
25 C
Cuiabá

Unidades Básicas de VG promovem ações e serviços sobre cuidados com a saúde masculina

Mais lidos

Por: Redação 2

A campanha Novembro Azul visa desenvolver ações importantes para o rastreio e prevenção ao câncer de próstata, acometido por homens e tem como finalidade e incentivo que o homem cuide da sua saúde e fique atento aos sinais de alerta.

“Nossas unidades estão preparadas para atender a população masculina, com exames, orientações, para a prevenção ao câncer de próstata. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir de 50 anos façam exames de rastreio do câncer de próstata. O município disponibiliza exames para os homens a partir de 45 anos também e se houver alteração no exame de PSA serão encaminhados ao urologista conveniado pela secretaria municipal de Saúde. A coleta de sangue para exame de PSA é feita nas Unidades Básicas de Saúde”, explicou o secretário. A finalidade é chamar à atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina”, explicou o secretário.

“Nós começamos a trabalhar o Novembro Azul dentro da perspectiva de saúde integral. Então, se tornou um mês para alertar os homens sobre todos os cuidados com a saúde. É um meio importante para dar visibilidade às ações de saúde do homem não só aqui em Várzea Grande, mas no nosso país. Para o Ministério da Saúde, durante este mês, todos os municípios brasileiros trabalham na perspectiva de trazer o homem para saúde integral”, esclarece o superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro.

Geovane explica ainda que é importante que o homem entenda que deve cuidar da saúde em todos os sentidos, inclusive a saúde mental. “Tratamos a prevenção de doenças, mas também damos orientação para que esse homem procure um serviço de saúde para receber cuidados em todos os aspectos. O profissional de saúde pode orientar sobre testes rápidos, como sífilis, hepatite e HIV. Orientações sobre hábitos saudáveis, alimentação e atividades físicas. E que também seja analisado se existe algum sofrimento psíquico, até mesmo pela dependência de alguma substância química, para ser tratado corretamente”, complementa, dizendo ainda que o Novembro Azul Várzea Grande cuida da Saúde integral do homem.

Geovane Renfro explica que o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Estudos apontam que no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O QUE É A PRÓSTATA? – É uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea

• dores ao urinar

• vontade de urinar com frequência

• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio

• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer

• obesidade.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

 

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br