quarta-feira, 29, maio, 2024
24 C
Cuiabá

Semana Pedagógica Integrada discute a Universidade Inclusiva e Cidadã na Unemat

Mais lidos

Por: Antônia Alves/Ascom

“Cuidar da vida”. Com este lema, a 9ª Semana Pedagógica Integrada da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat) acontecerá entre os dias 6 e 8 de fevereiro de 2024. Esta iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), em cooperação com as pró-reitorias, possibilita trocas de experiências dos palestrantes com a comunidade acadêmica da Unemat e os professores da rede básica.

As temáticas das três tardes reflexivas contam com pesquisadores de renome nacional. “A Universidade Inclusiva e Cidadã no Século 21” é o tema da  conferência de abertura, a ser proferida pelo professor Cristovam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília. Em seu último livro, “O mundo é uma escola”, Buarque faz provocações que suscitam quebras de paradigmas e de ideias pré-concebidas para que a educação repense seu lugar e esteja em sintonia com as transformações do mundo.

Nos dias subsequentes, as mesas redondas vão trazer reflexões para fortalecer o tripé indissociável entre ensino, pesquisa e extensão, com questões voltadas para a pesquisa, os itinerários formativos, a acessibilidade pedagógica e a aprendizagem cooperativa e solidária.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), a professora Nilce Maria da Silva, este é um momento animador para o planejamento do período letivo. “Ao agregar os professores e profissionais técnicos de todos os câmpus universitários, núcleos pedagógicos e polos de apoio presencial, a Semana Pedagógica Integrada nos coloca em unidade. Desta forma, o planejamento local é realizado em sintonia com as discussões macro da Unemat”, diz a pró-reitora.

Os professores, Manoel Andrade Neto (UFC) e Joana Belarmino de Sousa (UFPB) participarão da mesa “Troca de saberes: da cooperação à acessibilidade pedagógica”, no segundo dia de evento. Criador do movimento Prece, que deu origem ao Programa Focco da Unemat, o professor Manoel defende que as práticas da aprendizagem cooperativa e solidária sejam aplicadas dentro da sala de aula. A professora Joana, pesquisadora com deficiência visual, vem trabalhando temas como acessibilidade à comunicação e ao jornalismo, ciberativismo, cegueira e percepção tátil, arte, literatura e comunicação.

A mesa “Troca de saberes: da pesquisa na graduação a itinerários formativos nas comunidades” conta com a contribuição dos professores Valdir Heitor Barzotto (USP) e Edilane Carvalho Teles (Uneb). Com atuação voltada para a metodologia e prática no ensino de Língua Portuguesa, o professor Valdir foi criador do Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior. Para a professora Edilene, a formação de professores pode ser ampliada com itinerários formativos educomunicativos na perspectiva do diálogo de Paulo Freire, com a pedagogia de projetos e com a contextualização.

A transmissão será realizada pelo canal oficial da Unemat no YouTube. Para receber a certificação, o participante deve realizar sua inscrição no sistema SigEventos até o dia 5 de fevereiro, véspera do evento.

Programação

 

1º dia – 06/02 – 14 horas

Conferência de Abertura: A Universidade Inclusiva e Cidadãno Século 21

Prof. Dr.  Cristovam Buarque (UnB)

2º dia – 07/02 – 14 horas

Mesa-redonda: Troca desaberes: da cooperação à acessibilidade pedagógica

Prof. Dr. Manoel Andrade Neto (UFC) Profª Drª Joana Belarmino de Sousa (UFPB)

3º dia – 08/02 – 14 horas

Mesa-redonda: Troca desaberes: da pesquisa na Graduação a itinerários formativos nas comunidades

Valdir Heitor Barzotto (USP) e Profª Drª Edilane Carvalho Teles (Uneb)

Tutorial – Inscrições pelo SigEventos:

1) Acesse o link: https://eventos.unemat.br/sigeventos/interno/menu_participante.xhtml;

2) Após acessar o link e fazer o seu login (mesmo usuário – “sem o @unemat.br” – e senha do Sigaa), clique em “MÓDULOS” > “ÁREA DO PARTICIPANTE” e depois, mais uma vez, clique na aba “ÁREA DO PARTICIPANTE”;

3) No tópico “INSCRIÇÕES”, clique em “REALIZAR UMA NOVA INSCRIÇÃO”;

4) Procure e clique no evento “9ª SEMANA PEDAGÓGICA INTEGRADA DA UNEMAT: EDUCAR PARA A VIDA”

5) Selecione o seu tipo de participação e clique em “INSCREVER-SE”.

Pronto! Inscrição realizada!

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br