sábado, 27, abril, 2024
28 C
Cuiabá

Secel divulga calendário de competições mato-grossenses em 2024

Mais lidos

Por: Cida Rodrigues/Secel

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) divulgou o calendário de 2024 dos Jogos Escolares, dos Jogos Estudantis de Seleções e dos Jogos Abertos em 2024. As competições mato-grossenses começam em abril e prosseguem até outubro envolvendo atletas a partir de 12 anos até a categoria adulta em todo o Estado.

“Agradecemos aos municípios que demonstraram interesse em sediar as competições mato-grossenses e nos ajudam a movimentar o esporte por todos os cantos de Mato Grosso. E desde já, agradecemos também aos municípios que confiam na força do esporte e se preparam para enviar suas equipes aos eventos. Além de propiciarem momentos de integração saudável, esses jogos contribuem para a descoberta e desenvolvimento de talentos esportivos em diferentes faixas etárias”, expressa o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.

Jogos Escolares e Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses

As duas competições de âmbito escolar ocorrem simultaneamente em suas fases regionais, abrangendo participantes de ambos os gêneros nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol e voleibol. A diferença é que os Jogos Escolares são disputados por equipes de estudantes na faixa etária de 12 a 14 anos, e os Jogos Estudantis por seleções municipais com estudantes de 15 a 17 anos.

Distribuídas em dez regiões esportivas, as etapas regionais terão início no dia 26 de abril em Lucas do Rio Verde e em Araputanga. Os dois municípios sediam, durante cinco dias, as disputas das equipes das regiões Centro-Norte e Oeste, respectivamente.

As demais competições regionais acontecem semanalmente de 17 de maio a 03 de julho, nos municípios de Arenápolis, Comodoro, Primavera do Leste, Jaciara, Alta Floresta, Juína, São Félix do Araguaia e Querência.

As equipes e seleções campeãs em suas respectivas regiões avançam para a etapa estadual de cada faixa etária. Os títulos estaduais dos Jogos Estudantis serão disputados de 12 a 18 de julho, em Várzea Grande; já a definição dos campeões estaduais dos Jogos Escolares será realizada de 25 a 31 de julho, em Lucas do Rio Verde.

Para as modalidades individuais, a competição já começa na fase estadual e será dividida em duas partes. As provas de badminton, ciclismo, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez ocorrem de 04 a 07 de julho, em Primavera do Leste. E as provas de atletismo, ginásticas rítmica e artística, lutas, natação, taekwondo, karatê e wrestling serão realizadas de 20 a 23 de julho, em Várzea Grande.

Os campeões estaduais das modalidades coletivas e individuais representarão Mato Grosso nas fases nacionais correspondentes. Organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), os Jogos Escolares Brasileiros acontecem em setembro, em Recife (PE). Já os Jogos Estudantis da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), ocorrem no mês de novembro, em João Pessoa (PB).

Para participar das competições mato-grossenses, cada município deve inscrever suas equipes, seleções e atletas. Os regulamentos e formulários para inscrição estarão disponíveis no site da Secel a partir do dia 29 de março.

O calendário completo está disponível no site www.secel.mt.gov.br/-/jogos-escolares-e-estudantis-2024

Jogos Abertos Mato-grossenses

A competição integra o calendário esportivo de Mato Grosso e contribui para que atletas adultos tenham perspectivas de treino e de desenvolvimento esportivo. Desde o ano passado, os Jogos Abertos Mato-grossenses contam com cinco fases regionais que classificam as seleções municipais para a etapa estadual. As modalidades são, basquetebol, futsal, handebol e voleibol.

As primeiras disputas regionais em 2024 serão entre as seleções das regiões esportivas Oeste e Sudoeste, que ocorrem no município de Araputanga, de 23 a 25 de agosto. Em seguida, será a vez das regiões Sul e Sudeste se enfrentarem em Guiratinga, de 30 de agosto a 1º de setembro.

O duelo regional seguinte acontece em Juara, que sedia os jogos das regiões Médio Norte e Noroeste, de 15 a 17 de setembro. As disputas entre as seleções das regiões Centro Norte e Norte, serão realizadas em Alta Floresta, de 25 a 29 de setembro. No mesmo período, Querência recebe as equipes das regiões Leste e Nordeste, finalizando a etapa regional dos Jogos Abertos.

As equipes masculinas e femininas vencedoras em cada fase regional competem pelos títulos de campeãs mato-grossenses na etapa estadual de sua respectiva modalidade. De 18 a 20 de outubro haverá as disputas de futsal e handebol; e de 25 a 27 de outubro, será a vez do basquetebol e voleibol. As competições estaduais terão como sede o município de Sorriso.

O calendário detalhado com prazos de inscrição está disponível no site www.secel.mt.gov.br/-/jogos-abertos-mato-grossenses-2024

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br