sexta-feira, 24, maio, 2024
22 C
Cuiabá

“Saímos de 20 para 120 municípios com acesso a editais de cultura”, destaca secretário adjunto durante evento

Mais lidos

Por: Amanda Monteiro/Secel

O secretário adjunto de Cultura de Mato Grosso, Jan Moura, destacou o avanço do acesso à cultura no Estado, durante a abertura do Encontro de Gestores Municipais de Cultura, nesta quarta-feira (27.03), no Cine Teatro Cuiabá, e citou os resultados práticos das políticas desenvolvidas pelo Governo estadual.

“Eu não tenho dúvida que por meio da cultura nós conseguimos transformar esse país, porque a gente fez isso na Secel. Saímos de 20 municípios que tinham acesso aos nossos editais para 120, fazendo exatamente o que estamos fazendo aqui hoje, dialogando com os nossos gestores municipais”, declarou, no evento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O secretário ressaltou a importância do entendimento da democratização da cultura como uma política pública. “A política estadual cultural só vai melhorar se fortalecermos as políticas municipais. Se não municipalizarmos a cultura, não vamos conseguir mudar essa história. Porque o Estado e o município não fazem cultura, quem faz são as pessoas. E para chegar nessas pessoas a gente precisa de estratégia e a construção de muitas mãos”, pontuou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Carvalho Neves, reforçou a necessidade da parceria entre Estado e municípios e da boa aplicação dos recursos.

“É muito gratificante ter os municípios aqui com a gente. Com todos esses investimentos, hoje a cultura e esporte têm 51% dos investimentos em emenda de todo o Estado e tudo isso graças a vocês que conseguem entregar de forma brilhante os resultados que a gente espera. Estamos conseguindo o que nunca tinha sido feito, fazer com o que recurso chegue na ponta”, enfatizou.

Na oportunidade, o deputado estadual Beto Dois a Um ressaltou o papel do Governo do Estado para que esses avanços do setor fossem alcançados. “Hoje a gente só busca ampliar tudo isso, então é muito importante essa interação entre os poderes e fazedores de cultura, assim como é fundamental ter uma Secretaria de Estado que dialoga e escuta a classe. Precisamos muito dar continuidade ao que está acontecendo nesse momento histórico da cultura de Mato Grosso”, frisou o parlamentar.

O 12º Encontro de Gestores reúne cerca de 300 agentes públicos, entre gestores, secretários e coordenadores de cultura de diversos municípios mato-grossenses.

O evento, promovido pela Secel-MT e implementado pela atual gestão, tem o objetivo de apresentar as principais políticas culturais anuais do Governo do Estado, debater e construir propostas para mudanças sociais e marcos regulatórios do setor.

Também participaram da abertura do evento a secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Roberta Martins, e autoridades locais.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br