terça-feira, 30, abril, 2024
35 C
Cuiabá

Professora e alunas do IFMT Campo Novo do Parecis compartilham experiência enriquecedora em Missão Internacional em Portugal

Mais lidos

Por: Redação 2

Três representantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Campo Novo do Parecis, retornaram ao Brasil após uma marcante participação na Missão Internacional na Universidade Beira do Interior (UBI), em Covilhã, Portugal, realizada no início de novembro/23.

A viagem representou um mergulho profundo na cultura portuguesa e no universo do empreendedorismo e inovação, deixando uma forte impressão na professora Léa Flores e nas alunas do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, Mayara Lohaine Medina, e Yasmin Moraes de Oliveira, estudante do 2º ano do curso de Ensino Médio Integrado em Agropecuária, .

Mayara expressou sua gratidão pela chance de participar desse evento pioneiro em sua vida: “Essa foi minha primeira experiência internacional e foi transformadora. Conhecer outra cultura, absorver conhecimentos sobre inovação e empreendedorismo, especialmente como mulher e empreendedora, foi inspirador. O apoio institucional foi fundamental para que essa vivência se tornasse realidade.”

Yasmin, por sua vez, destacou o aprendizado prático e a importância de fomentar a inovação desde cedo: “Foi fascinante ver de perto como a criatividade e o empreendedorismo podem mudar realidades. O IFMT me abriu essa porta para expandir nossos horizontes e incentivar o desenvolvimento de habilidades inovadoras.”

Léa Flores, expressou seu entusiasmo pela experiência vivida, que classificou como “uma oportunidade única de crescimento e aprendizado”, ressaltou o impacto da Missão: “Foi uma chance incrível de imersão em um ambiente internacional de empreendedorismo. Como professora, estou empolgada em compartilhar o que aprendi com meus alunos.”

A Missão Internacional foi uma iniciativa conjunta entre diversos campi do IFMT, proporcionando a servidores e estudantes uma experiência rica em conhecimento e networking. O apoio financeiro concedido foi essencial para viabilizar a participação ativa das representantes de Campo Novo do Parecis, fortalecendo os laços institucionais e possibilitando a inserção em um ambiente internacional de empreendedorismo e inovação.

A participação não apenas enriqueceu o repertório acadêmico das envolvidas, mas também alimentou o espírito empreendedor enfatizando, especialmente, a importância do papel feminino nesse cenário. A troca de experiências e a imersão em um ambiente inovador deixaram marcas significativas, impulsionando o potencial empreendedor das alunas e da professora Léa Flores.

Dentre as inúmeras atividades realizadas, o que mais chamou a atenção da professora Léa Flores foram as visitas a três incubadoras, sendo duas municipais: Parkurbis, Parque de Ciência e Tecnologia do município de Covilhã, e A Praça, incubadora de empresas e negócios do Município de Fundão; e a UBI Medical – incubadora da área da saúde mantida pela Universidade Beira Interior.

As três unidades possuem uma visão estratégica clara sobre a importância da inovação e da tecnologia estarem conectadas com ações práticas de empreendedorismo, através da incubação de ideias, produtos, serviços e soluções.

“Não basta ter ideias, precisa-se ter condições de tirá-las do papel, transformando ideias em negócios, em soluções, produtos e serviços que irão atender a necessidade do mercado”, diz Léa. “Somente a incubação irá garantir que novas empresas se criem, se estruturem e prosperem, garantindo a geração de emprego e renda, mudando a realidade social e econômica da comunidade”, continua a servidora. E complementa: “São ações conjuntas e articuladas entre universidade, poder público e iniciativa privada que garantem o desenvolvimento sustentável necessário para Mato Grosso e o Brasil”.

O IFMT reforça seu compromisso contínuo com o desenvolvimento de oportunidades tanto nacionais quanto internacionais para alunos e servidores, visando ao progresso socioeconômico das regiões. A instituição continua empenhada em criar espaços que estimulem o crescimento pessoal e profissional, capacitando seus membros para enfrentar os desafios contemporâneos com inovação e conhecimento.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br