sábado, 27, abril, 2024
26 C
Cuiabá

Para quarta-feira de futebol: dicas de churrasco para iniciantes

Mais lidos

Quem é capaz de resistir ao cheirinho de um churrasco, de uma carne suculenta e temperada? Sem falar nos momentos de afeto que um bom “churras” rendem naturalmente: amigos reunidos, família, música, risadas. Um churrasco bem feito tem lá seus segredinhos e vamos contá-los para você agora mesmo. Porque, claro, entre nós não há segredos!

Carne

Para assar uma boa carne na brasa, é importante começarmos então pelo corte – porque ele precisa ser bom também. Na lista de preferências dos brasileiros, os cortes mais usados são:

Picanha: macia e suculenta.

Contrafilé: rápida para assar.

Maminha: macia e mais gordurosa.

Fraldinha: cuidado para não passar do ponto.

Costela: menos macia, mas saborosíssima, normalmente é temperada apenas com sal grosso.

Temperos

Será que é neste tópico que mora todos os segredos de um bom churrasco? Tire a prova, já!  No seu churrasco, você pode usar:

Sal refinado: o comum “sal de cozinha” é pouco usado, mas se for, deve ser com muita moderação, porque tende a salgar demais. Normalmente, é usado depois de a carne estar assada.

Sal grosso: pode ser colocado sobre a carne apenas dois minutinhos antes – e em medida moderada –, para não sobressair ao sabor da carne.

Sal de parrilla: é muito usado no churrasco argentino. Salga de maneira uniforme. É indicado para peças mais grossas, pois evita que se perca o suco natural da carne. Pode ser usado tanto antes quanto depois da grelha.

Pimenta-do-reino: costuma ser o único tempero aceito na brasa.

Azeite: misturado com o sal grosso, fica magnífico!

Mel: especialmente para a turma que adora um sabor agridoce. Basta passar a iguaria pela carne sobre a grelha. Sentiu água na boca?

Marinadas

Não faz ideia do que significa uma marinada? Então explicamos! Trata-se de uma técnica culinária que se resume em um molho – e pode ter diversos ingredientes – nele são deixados pedaços de carne imersos por horas ou de um dia para o outro, conforme seu gosto. O objetivo é que a carne absorva o sabor.

Pasta de alho

Um dos temperos mais usados nos churrascos, a pasta de alho é super simples de ser feita. Veja só!

  • Descasque três dentes de alho.
  • Triture-os bem.
  • Misture-os com sal grosso, azeite e pimenta-do-reino.
  • Se preferir, use outras especiarias, inclusive ervas frescas, como alecrim, manjericão, cominho e coentro.
  • Passe sobre a carne e deixe-a em repouso por algumas horas – ou de um dia para o outro.

A pasta de alho pode ser usada em cortes de carne bovina, suína e nas aves. Já na linguiça… Bom, use apenas no caso de ser comprada sem tempero.

Quanto comprar de carne para fazer um churrasco

Essa é uma das dúvidas mais comuns – até porque ninguém quer que faltem opções para os convidados e sobrar também não é bom, uma vez que perde a maciez. A conta, no entanto, é bastante simples:

Em um churrasco, um adulto consome cerca de 400g de carne. A primeira coisa que você deve saber, portanto, é a quantidade de pessoas que serão convidadas. Depois, distribua a quantidade total pelos tipos de carne. Por exemplo, se são 400g cada pessoa, a distribuição pode ser a seguinte:

  • 50g de linguiça;
  • 50g de frango;
  • 300g de carnes variadas.

Crianças de 6 a 11 anos consomem, em média, entre 150g e 200g.

E não se esqueça dos vegetarianos! Veja a lista!

  • Pão de alho;
  • Queijo coalho;
  • Espetinho vegano;
  • Farofa de cebola;
  • Polenta na brasa;
  • Hambúrguer de grão de bico, de abóbora, de feijão, entre outros.

Como acender rápido a churrasqueira

Selecionamos 2 dicas bastante simples para você não ter trabalho na hora de acender sua churrasqueira.

Pão: com o carvão já posto, pegue metade de um pão francês, sem miolo, e encha-o de álcool gel. Coloque o pão no meio da churrasqueira, entre os pedaços de carvão. Agora é só acendê-la com um fósforo!

Açúcar: pegue um pedaço de papel higiênico, faça um “copinho” e deposite bastante açúcar em seu interior. Com um fósforo, coloque fogo no copinho. Depois, cubra-o com carvão.

Acompanhamentos para churrasco

Não menos importantes são os pratos de acompanhamentos. Afinal, nem só de carne assada vive o homem. As opções?  Tem mandioca, arroz, farofa, vinagrete, maionese, molho de alho, pão de alho, queijos e geleias.

Bom apetite!

Fonte: Site Festval

 

 

 

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br