sexta-feira, 26, abril, 2024
34 C
Cuiabá

NAI realiza atividades na Semana de Acolhimento; Iniciativas buscam estabelecer apoio a estudantes com deficiência

Mais lidos

Por: Carlos Rocha/Secomm UFMT

A programação da Semana de Acolhimento para os calouros da Universidade Federal de Mato Grosso continua para receber os novos alunos no semestre letivo 2023/2. Nesta quarta-feira (22) o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) realizou a apresentação de ações desenvolvidas pelo núcleo para o acolhimento aos estudantes com deficiência. O bate-papo do núcleo contou com a participação de pessoas com deficiência que já estão no dia a dia da universidade.

De acordo com o coordenador do NAI, Túlio Gontijo, a atividade é a continuidade da apresentação desenvolvida no stand montado no Teatro da UFMT durante a aula magna realizada na terça-feira (21) com vídeos apresentando a Unidade e a UFMT em Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Na recepção dos calouros, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão esteve com um stand com vídeos apresentando a Unidade e a UFMT em Língua de Sinais e com legenda”, destacou o coordenador do NAI.

A atividade no Teatro da UFMT está conectada com a realizada nesta quarta-feira na própria sede do NAI. “É um bate-papo sobre Inclusão e Acessibilidade no Ensino Superior com um servidor e um acadêmico com deficiência. Contamos também com a presença da PRAE, falando sobre assistência estudantil”, ressaltou. Há também a produção de material específico para orientar alunos e professores sobre a inclusão na UFMT. “Entregamos também o guia sobre Inclusão e acessibilidade e o Estatuto da pessoa com deficiência, além de um mimo aos calouros. A equipe de monitores inclusivos estarão apresentando o núcleo e tirando dúvidas”, enfatizou Túlio Gontijo.

As ações também tiram dúvidas sobre projetos desenvolvidos pelo NAI. “A principal dúvida dos calouros em relação à monitoria inclusiva, é sobre o papel do monitor. Alguns, confundem monitoria inclusiva com monitoria pedagógica. Todavia, o NAI oferta formação aos monitores e os orienta em relação à atuação deles”, reforçou acrescentando que nesse semestre, o NAI está com uma ação nos cursos. Outras atividades já estão alinhadas sobre o apoio a pessoas com deficiência. “Alguns coordenadores solicitaram uma palestra de sensibilização e esclarecimentos sobre o discente com deficiência, sobre a barreira metodologia e atitudinal, primordiais para inclusão do acadêmico com deficiência”, finalizou.

Veja a programação completa clicando aqui.  Mais informações nas redes sociais da UFMT e da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev).

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br