quarta-feira, 29, maio, 2024
24 C
Cuiabá

Museu de História Natural celebra mês das crianças com atividades ao público infantil

Mais lidos

Por: Graciele Leite/Secel

Caça ao tesouro, brincadeiras, contação de história e pintura. Essas são algumas das atividades que serão realizadas no Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá, para comemorar o mês das crianças. As atividades são gratuitas e ocorrem na área verde do espaço cultural. A programação começa nesta sexta-feira (06.10) e segue até o fim de outubro. As inscrições são feitas pela internet.

A primeira atividade será de contação de história, com Alicce Oliveira, nesta sexta-feira (06.10), com narração inspirada nas lendas mato-grossenses. No sábado, dia 07, será realizada uma oficina de pintura criativa, com aplicação de técnicas com tinta acrílica.

O Dia das Crianças, comemorado em 12 de Outubro, será celebrado no Museu no sábado seguinte (14.10), com brincadeiras e caça ao tesouro. No dia 21, haverá uma oficina de construção de brinquedos óticos em 3D. E, ao final do mês, no dia 28, serão realizadas prática de ioga e oficina de produção artística com folhas.

“O mês das crianças é uma oportunidade de celebrar a curiosidade, a criatividade e a alegria genuína que elas possuem. Por isso, o Museu preparou uma programação especial para receber as famílias e proporcionar momentos de diversão e aprendizado. Queremos que as crianças se sintam acolhidas e estimuladas a explorar o nosso acervo, a biodiversidade da nossa área externa e a cultura do nosso Estado”, ressalta a coordenadora do Museu, Enir Maria Silva.

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Instituto Ecoss).

Localizado às margens do rio Cuiabá, o Museu de História Natural possui uma extensa área verde e duas réplicas de dinossauro em tamanho real. Além das oficinas e atividades gratuitas, o espaço cultural conta com uma exposição permanente de arqueologia e paleontologia. Também está aberta para visitação a mostra temporária ‘Árvore-Ser’, que une pinturas da artista Tânia Pardo com poemas de Manoel de Barros.

Programação completa do mês de outubro

Contação de história – Contos e Lendas de Mato Grosso, com Alicce Oliveira  
Neste dia, o Museu recebe a narradora de histórias Alicce Oliveira, que conduzirá os participantes em uma viagem imaginária pelos Cerrado, rios, baías e o Pantanal de Mato Grosso. Esta será uma experiência cultural rica e única para juntar a família.
Data e horário: 06 de outubro, às 9h

Oficina de Pintura Criativa
Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de conhecer os princípios fundamentais da cor e da composição, bem como técnicas específicas para a pintura com tinta acrílica. Eles também aprenderão a aplicar pinceladas expressivas que darão vida a uma folha em branco.
Data e horário: 07 de outubro, às 9h

Dia das crianças no Museu
Neste dia especial, as crianças, adolescentes e até mesmo adultos poderão participar de várias atividades ao ar livre. Entre elas, uma caça ao tesouro que irá estimular a imaginação do público de todas as idades.
Data e horário: 14 de outubro, às 9h

Oficina O´tica Jura´ssica: brincando com 3D
Nesta oficina interativa, as crianças vão brincar com a luz e aprenderão a criar ilusões com a construção de brinquedos em 3D. Elas terão a oportunidade de explorar a criatividade e perceber alguns dos segredos ópticos, a partir de imagens de dinossauros que saltam da tela.
Data e horário: 21 de outubro, às 9h

Yoga no Jardim
A atividade proporciona condicionamento físico, fortalecimento corporal e aumento da flexibilidade. Esta é uma boa oportunidade de ter uma experiência de bem-estar em meio à natureza. Indicado para as pessoas de todas as idades.
Data e horário: 28 de outubro, às 9h

Oficina das Folhas
O objetivo dessa oficina é promover a conscientização sobre o reaproveitamento de materiais encontrados na natureza.  A oficina irá estimular a expressividade e o senso crítico para criação de artes com as folhas recolhidas.
Data e horário: 28 de outubro, às 9h

Serviço
Museu de História Natural de Mato Grosso
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá-MT.
Funcionamento: Quarta a sábado, das 8h às 18h.
Entrada: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Aos domingos, entrada gratuita.
Informações: (65) 9 9686.7701 (WhatsApp) e Instagram @museuhistorianaturalmt

Inscrições para as atividades e oficinas: https://linktr.ee/mhnmt

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br