segunda-feira, 4, março, 2024
34 C
Cuiabá

Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) começa hoje (27.09) na UFMT

Mais lidos

Por: Cida Rodrigues/Secel

A Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) chega à 22ª edição e exibe gratuitamente 45 curtas-metragens, de quarta-feira (27/09) a domingo (01/10), no Teatro Universitário da UFMT, em Cuiabá. Realizado pelo Cineclube Coxiponés por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV/UFMT), o evento conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Além dos curtas selecionados na Mostra Competitiva, a Maual também apresenta ‘Sawana – Rainha das formigas’, documentário que retrata o ritual de passagem das meninas do povo Nambikwara para a vida adulta. A produção audiovisual é a primeira da jovem indígena Suyani Terena, da Terra Indígena Tirecatinga, no município de Sapezal.

Já a Mostra Paralela exibe virtualmente mais 35 curtas-metragens pelo canal do Cineclube Coxiponés no Youtube e pelo site www.mostrauniversitariaufmt.com. Os filmes ficarão disponíveis durante o período de realização da MAUAL, de 27 de setembro a 01 de outubro.

Com recorde de inscrições de 325 filmes, a 22ª edição da MAUAL exibe produções de 17 estados brasileiros (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte), sendo 21 filmes mato-grossenses. A participação de estrangeiros é a maior da história da Mostra e contempla curtas de outros seis países latino-americanos: Chile, Cuba, Argentina, Perú, Equador e Bolívia.

Junto ao tradicional Troféu Maual — que este ano foi especialmente confeccionado pela ceramista Ludmila Brandão —, os vencedores da Mostra Competitiva, escolhidos em 11 categorias pelos júris técnico e popular, também receberão prêmios em serviços, bolsas de estudo, consultorias e valor em dinheiro, pela primeira vez em uma edição.

A programação conta ainda com painel sobre produção e distribuição audiovisual com premiados realizadores de diferentes estados brasileiros, além de shows de A Luisa Lamar e da banda Calorosa, respectivamente, na abertura e encerramento da mostra.

Confira a programação completa: www.mostrauniversitariaufmt.com/programacao22maual 

(Informações da Assessoria MAUAL)

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br