sábado, 27, abril, 2024
26 C
Cuiabá

Mato Grosso tem 58 municípios 100% iluminados com LED e 218 mil lâmpadas instaladas

Mais lidos

Por: Guilherme Blatt/Sinfra

Mato Grosso chega ao fim deste ano com 218.110 luminárias de LED instaladas em 132 municípios pelo programa MT Iluminado. A iniciativa tem o objetivo de transformar o estado no primeiro do país a ter 100% de iluminação de LED, que, atualmente, é a mais moderna e econômica disponível.

O programa do Governo de Mato Grosso é coordenado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e a MT Par, em parceria com as prefeituras. O Estado adquiriu 410.467 luminárias de LED com investimento de R$ 179,2 milhões. Destas, 317.990 já foram entregues para as prefeituras, por meio de convênio.

Os municípios são responsáveis pela instalação das luminárias, formalização do termo de convênio e apresentação do croqui do local onde as lâmpadas serão colocadas, além de fornecer outros documentos técnicos. Até o momento, 58% dos municípios já concluíram a instalação de 100% das luminárias.

A iluminação em LED tem uma série de benefícios. São lâmpadas mais potentes, com maior capacidade de iluminação e mais econômicas do que as luminárias convencionais. Isso traz economia para os cofres públicos, porque as luminárias também são mais duráveis.

Cidades mais iluminadas trazem ganhos para a população, que pode aproveitar a cidade no período noturno com mais segurança, como observa a servidora pública Emília dos Santos, que mora em Novo São Joaquim.

“Com essa iluminação ficou maravilhoso, porque, enquanto a gente está aqui praticando exercícios, cuidando da nossa saúde, as nossas crianças estão ali brincando. Um olho no exercício e outro olho na criança, com total segurança, é um bem-estar maravilhoso”, disse.

Novo São Joaquim recebeu 1.911 luminárias do Governo do Estado. “Hoje temos lâmpadas de LED em todo o município, aqui na sede, nos distritos. Em contrapartida, também compramos braços ornamentais para deixar a cidade mais bonita e segura também. Com certeza nosso município ficou mais iluminado, mais bonito e mais seguro com esse grande programa do Estado”, afirmou o prefeito do município, Leonardo Zampa.

Em Juína, o prefeito Paulo Veronese observou as melhorias na segurança pública após a colocação de 9.361 luminárias. “O programa contribui para melhoria da cidade, enquanto beleza, mas temos visto nos bairros o quanto melhorou na questão da segurança pública”, disse.

O MT Iluminado está presente também nas maiores cidades do Estado. Sorriso é maior de todas que já está 100% iluminadas. “Não podemos olhar somente para a economia de recursos, mas, quando se fala em redução do consumo de energia, se fala diretamente em preservação de nossos recursos naturais e, consequentemente, em sustentabilidade”, afirmou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.

Em 2023, o município de Cuiabá foi o último do estado a firmar convênio com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). Por conta da falta de certidões, a parceria foi feita com a Empresa de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e já foram disponibilizadas 12 mil luminárias.

“As luminárias de LED são mais eficientes, econômicas e duráveis do que as de vapor de sódio. São um grande ganho para a administração pública. Esse é um ponto. Mas o principal é o bem-estar da população. Já são mais de 200 mil luminárias instaladas no Estado e a diferença que elas fazem para o conforto e segurança de toda a população é perceptível. Em todos os municípios em que eu vou, os prefeitos relatam o impacto que a iluminação de LED trouxe para as pessoas que vivem nessas cidades”, concluiu o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.

Veja os municípios 100% iluminados

Acorizal, Apiacás, Araguaiana, Araguainha, Barão De Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Campo Verde, Canabrava do Norte, Castanheira, Cocalinho, Colíder, Denise, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Itanhangá, Itaúba, Itiquira, Jauru, Juruena, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Luciara, Nova Guarita, Nova Marilândia, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo Santo Antônio, Paranaíta, Planalto da Serra, Porto Esperidião, Porto Estrela, Ribeirãozinho, Rio Branco, Salto do Céu, Santa Carmem, Santo Afonso, São José do Povo, São José do Rio Claro, São Pedro da Cipa, Serra Nova Dourada, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Tesouro, Torixoréu, Vale de São Domingos, Vera e Vila Bela da Santíssima Trindade.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br