terça-feira, 5, março, 2024
25 C
Cuiabá

Jogos Escolares e Estudantis reúnem mais de 2,1 mil atletas em Pontes e Lacerda e Juara

Mais lidos

Jogos Regionais Escolares e Estudantis de Pontes e Lacerda (443 km de Cuiabá) e Juara (695 km da Capital) reúnem mais de 2,1 mil atletas na disputa nas duas cidades. A abertura da competição ocorreu de forma simultânea, na noite de sexta-feira (28.04), nos dois municípios-sede. Os jogos, que estão em sua segunda fase, seguem até quarta-feira (03.05).

Em Pontes e Lacerda, o secretário adjunto de Esporte e Lazer do Estado, David Moura, reforçou a importância da valorização ao esporte e discursou motivado sobre o impacto desse momento para a vida dos estudantes e jovens atletas.

“Esse é um momento muito especial. Alguns vão se tornar atletas profissionais, mas tenho certeza que muitos de vocês vão lembrar para sempre do que estão vivendo aqui hoje. Então, aproveitem. Entreguem o máximo de vocês. É essa busca pela perfeição que levamos para todo resto da nossa vida, onde quer que a gente vá”, frisou David Moura.
Ele ainda agradeceu o prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos, por priorizar o esporte e agradeceu o empenho de todos os envolvidos para que os jovens pudessem participar das competições. David destacou que os jogos são eventos de sucesso graças aos “professores de todo dia, das quadras escolares, e do apoio dos pais nas arquibancadas, que estão sempre presentes”.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, também destacou o esforço do prefeito de Juara, Carlos Sirena, assim como do secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Edivaldo Santos “Douradina”, pela dedicação para realizar os jogos regionais na cidade.
“Agradeço ao prefeito de Juara Carlos Sirena e ao secretário “Douradina” por todo o empenho. E aos vereadores pela dedicação e aos servidores nossos que vão fazer esses jogos serem um sucesso”, disse o secretário. “A Secretaria e o Governo do Estado estão todos felizes com o que está acontecendo e o que vocês estão fazendo para esses jogos terem os melhores desempenhos”, afirmou.
No melhor estilo de anfitrião da competição e confraternização entre atletas, o prefeito de Juara, Carlos Sirena, pediu respeito nos jogos e dedicação de todos.
“O importante é que vença o melhor, mas que se tenha respeito. O esporte é uma grande ferramenta que nós temos para atrair o jovem, principalmente para desviá-los de coisa incerta ou algo ruim. Por isso, temos o esporte aqui em Juara como prioridade e hoje nos orgulhamos em receber aqui estudantes de outraas 10 cidades. Agradeço aos secretários Jefferson e David, que sempre nos receberam com maior carinho, e a gestão Mauro Mendes como um todo”, manifestou o prefeito.
Ao todo, 11 municípios têm atletas na competição na etapa regional Noroeste: Juara, Aripuanã, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juruena, Juína, Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte.

Estudantes motivados
Thaynã Vinicius, de 16 anos, atleta do futsal masculino, afirmou que os competidores estão motivados e com expectativa de se classificarem a próxima fase dos torneios. Representante do município de Aripuanã, ele garantiu que a equipe está focada em se sagrar campeã e segue confiante.

“Os jogos são importantes para nossa categoria, para levarmos o título para Aripuanã, e estamos focados nisso. Se formos campeões, e estamos buscando por isso, vamos disputar o regional”, disse, motivado.

Thaynã também ressaltou que a participação nos jogos contribui com diversas competências para os estudantes. “A gente aprende muito, como a amizade. Se um jogador precisa de alguma coisa, outro vai lá e arruma. A gente aprende muita educação com os professores que nos acompanham”, apontou.

Kymberlly Lyara, de 16 anos, jogadora de vôlei e futsal de Novo Horizone do Norte, concordou com Thaynã.

“Ganhamos em diversos aspectos quando participamos dessas competições, não apenas experiência e prática, mas também muita força de vontade”, avaliou a multiatleta. Além dos esportes pelos quais compete, Kymberlly também pratica dança, capoeira e jiu jitsu.

Disputa regional e rivalidades
A disputa de jogos começou neste sábado (29.04) com as rivalidades e confrontos das cidades e escolas. Nos Jogos Regionais do Noroeste, em Juara, categoria Escolares, o basquete feminino do Centro de Ensino Moderno (CEM) da cidade ganhou da Escola Estadual Prof Elidio Filho, de Aripuanã, por 14 a 11. O placar revelou o nervosismo da estreia.
Na categoria Jogos Estudantis (quando atletas representam a cidade, faixa etária dos 15 aos 17 anos), também no basquete feminino, as favoritas de Campo Novo do Parecis ganharam das meninas de Juara, de 36 a 14. Todos os jogos ocorreram no Ginásio Ângelo Sinval Riva.
No sábado à tarde, mais um duelo regional. No futsal masculino, categoria Jogos Escolares (12 a 14 anos), a Escola Estadual Dom Aquino Correa, de Juruena, empatou em 3 a 3 com a Escola Estadual Dr. Guilherme Freitas, de Juína, no Ginásio Maurício Venâncio da Silva.
Foto: Jonas da Silva/ Secel-MT
- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br