domingo, 28, abril, 2024
32 C
Cuiabá

Exame Certificador oportuniza conclusão dos estudos para mais de 35 mil jovens e adultos em MT

Mais lidos

Por: Rui Matos/Seduc

Mais de 35,6 mil estudantes de Mato Grosso já concluíram o Exame Certificador da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2023. O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e oportuniza a conclusão da educação básica àqueles que não finalizaram os estudos na idade apropriada.

Até o momento, mais de 50 mil exames já foram agendados, sendo que 35.644 foram aplicados. O número representa um crescimento de 62% em relação a 2022, quando 22.010 exames foram realizados. Os dados consideram o período de fevereiro (início do ano letivo) a outubro.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, observa que os números demonstram o compromisso do Governo do Estado em oportunizar e garantir a elevação da escolaridade da população jovem e adulta.

“A aprendizagem é um direito fundamental de todos, independentemente da idade ou das circunstâncias, e a Seduc busca promover a integração e acessibilidade para que todos possam participar do programa”, afirma.

O Exame Certificador é um dos componentes da política de educação de jovens e adultos prevista no Plano Educação 10 Anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as mais bem avaliadas no país até 2032.

Por meio do exame, qualquer pessoa com idade acima de 15 anos tem a chance de completar sua formação educacional, adquirindo conhecimentos essenciais para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal. Além disso, a certificação abre portas para novas oportunidades, como ingressar em cursos técnicos, faculdades e concursos públicos. Até o momento, 37 escolas aplicam o exame em todas as regiões do Estado.

“Com o comprometimento da Secretaria de Educação e a participação ativa da sociedade, o Exame Certificador tem se consolidado como uma importante iniciativa para a educação, proporcionando uma segunda chance para aqueles que desejam concluir seus estudos e conquistar um futuro melhor”, finaliza o secretário.

Saiba mais sobre o exame certificador aqui. Já a relação de escolas que aplicam o exame pode ser conferida aqui.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br