sexta-feira, 19, abril, 2024
25 C
Cuiabá

Escritora mato-grossense apresenta em SP espetáculo desenvolvido com apoio do Estado

Mais lidos

Por: Amanda Monteiro/Secel

A escritora e professora da MT Escola de Teatro, Luciene Carvalho, destacou, durante apresentação do espetáculo do Projeto Arca, desenvolvido com os estudantes da instituição, nesta quinta-feira (22.02), na SP Escola de Teatro, em São Paulo, que é fundamental o apoio do Estado para o acesso à arte.

“É muito importante quando um Estado fomenta o acesso à arte, pois acreditamos que dinheiro público tem que ser revertido na produção da arte, de forma gratuita e para o povo. Eleva a alma e como prometido na poesia, está atravessando fronteiras e levando a força da literatura e artes cênicas de Mato Grosso para o mundo”, destacou a escritora, que também é presidente da Academia Mato-grossense de Letras.

O espetáculo, que aborda a cultura cuiabana, nasceu a partir de troca de conhecimento e compartilhamento de conteúdos durante a convivência de 16 participantes do projeto. Eles passaram 72 horas juntos, em janeiro deste ano, na Casa das Pretas, em Cuiabá, numa imersão artística e poética.

O projeto inspirado no mito cristão de Noé é idealizado pela escritora com coordenação de Mano Raul, e conta com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Dr. João, viabilizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e patrocínio das Políticas de Fomento às Artes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A apresentação fez parte da segunda etapa do projeto, resultado das vivências dessa imersão criativa de linguagens e plásticas artísticas. “Nosso varal de poesias foi transformado em cenário e nossas ideias em espetáculo. Atravessando esse período das águas, levando poesia do nosso lugar, com a nossa cara, para outros brasis. Dessa forma nossa arca cumpriu sua missão”, concluiu Luciene.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves, esteve na plateia e enfatizou a importância de intercâmbios culturais.

“Ficamos emocionados em apoiar ações como essa, onde a gente tem a oportunidade de divulgar a nossa arte, cultura e tradições em outros espaços do nosso país. Esse formato de projeto é relevante tanto para quem leva o espetáculo, quanto para quem recebe”, afirmou o secretário.

Participaram, ainda, do corpo do espetáculo o ator mato-grossense André D’Lucca e Érick Jay, DJ cinco vezes campeão mundial de discotecagem.

 

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br