terça-feira, 30, abril, 2024
34 C
Cuiabá

Colíder: Atividade agropecuária exerce predomínio sobre a economia do município

Mais lidos

Por: Maurício Küster/BW Comunicação

A região de Colíder tem diversificado sua produção, além da pecuária, a região está focada na produção de grãos, como o milho e a soja. Tamanha produtividade reflete sobre a organização da 3ª edição do Show Rural Colíder, que neste ano ocorre de 3 a 6 de abril, e se consolida no calendário anual de feiras do Nortão. Neste ano são cerca de 55 stands, que oferecem mais de 200 marcas em produtos e serviços agropecuários, além de três instituições bancárias que oferecem linhas de crédito especiais para a ocasião.

Localizada em região historicamente voltada à produção bovina de leite e corte, segundo pesquisa de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Colíder contabiliza mais de 412 mil cabeças de gado. Já na produção de grãos, o município apresentou mais de 94 mil toneladas de soja e 57 mil toneladas de milho em 2022, conforme o IBGE.

“Nós temos muitos produtores da região que vivenciam a transição da pecuária para a agricultura, mas o forte do nosso município continua sendo a produção de gado, observável pela quantidade de expositores voltados à produção, manejo e alimentação dos bovinos, tanto para corte, quanto para a produção de leite” ressaltou o presidente do Sindicato Rural de Colíder, Luiz Carlos Moia.

Com a variedade de produção no município, neste ano a feira diversificou a transmissão de conhecimento para as áreas em duas palestras. Na quinta-feira (4) o mestre e doutor em economia, Felippe Serigati, vai apresentar sobre “As perspectivas da pecuária e a interação com os mercados agropecuários” e na sexta-feira (5), o mestre em fitotécnica, e pós-doutor em genética e melhoramento, Tuneo Sediyama, apresenta sobre a “Produtividade da soja no Mato Grosso, evolução e perspectivas”.

A diversidade de setores também está nas marcas e produtos que estão em exposição, voltadas para ambos os mercados. Conforme destaca o médico veterinário e responsável técnico da Nelore Nutrição Animal, Rodrigo de Almeida Batista, é importante estar em evidência, visto que os produtores estão cada vez mais atualizados.

“É muito importante para a gente, que é daqui da região. Temos a empresa aqui desde 2009 e a gente acompanha esse crescimento […] a gente vê que o rebanho cresceu no município e o principal de tudo, hoje os pecuaristas estão se aperfeiçoando, procurando informação”, concluiu Batista.

Os quatro dias de Show Rural Colíder ocorrem no parque de exposições do Sindicato Rural, às margens da MT-320, das 13h às 21h. O estacionamento a entrada são gratuitos.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br