sábado, 27, abril, 2024
26 C
Cuiabá

Caminhada de 11 minutos reduz risco de câncer e doenças cardíacas, diz estudo

Mais lidos

De acordo com uma análise realizada por pesquisadores da Universidade de Cambridge, caminhar aceleradamente por apenas 11 minutos por dia pode reduzir uma em cada dez mortes prematuras.

A maioria das pessoas não consegue praticar o mínimo recomendado de 150 minutos de exercício por semana, mas o estudo afirma que praticar metade desse tempo já é suficiente para trazer benefícios significativos à saúde.

A pesquisa foi baseada em centenas de estudos anteriores sobre os benefícios da atividade física e concluiu que praticar 75 minutos por semana de exercícios como caminhada acelerada, ciclismo, trilha, dança ou tênis, pode prevenir um em cada 20 casos de doença cardiovascular e um em cada 30 casos de câncer.

Além disso, a quantidade de exercício físico recomendada é suficiente para reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e derrames em 17% e câncer em 7%.

Os benefícios do exercício físico também incluem a redução da gordura corporal e da pressão arterial, melhorando o condicionamento físico, o sono e a saúde do coração a longo prazo.

Os pontos positivos da caminhada são ainda maiores para alguns tipos de câncer específicos, como de cabeça e pescoço, gástrico, leucemia e cânceres no sangue, mas menores para câncer de pulmão, fígado, do endométrio, de cólon e mama.

Embora muitas pessoas achem difícil atingir a meta de exercício recomendada pelo NHS, que é de 150 a 300 minutos de atividade física que aumente a frequência cardíaca toda semana, ou de 75 a 150 minutos de atividade vigorosa semanalmente, os pesquisadores afirmam que substituir alguns hábitos pode ajudar, como ir a pé ou de bicicleta para o trabalho ou para o supermercado, em vez de usar o carro, ou ser ativo ao brincar com os filhos ou netos.

Inserir atividades prazerosas em sua rotina semanal é a melhor maneira de aumentar a quantidade de atividade física que você faz, segundo os pesquisadores.

O NHS também recomenda que os adultos pratiquem atividades que fortaleçam os músculos duas vezes por semana, como ioga, pilates, musculação, jardinagem intensa ou carregar sacolas de compras pesadas.

Portanto, mesmo que você não seja um atleta ou não pratique esportes, caminhar por apenas 11 minutos por dia pode trazer grandes benefícios à sua saúde e prevenir mortes prematuras.

Comece com pequenos passos e tente aumentar gradualmente a quantidade de exercício físico que você pratica. Sua saúde agradecerá.

Fonte: Tarciso Morais/Cura Pela Natureza

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br