quarta-feira, 29, maio, 2024
24 C
Cuiabá

Várzea Grande: Prefeitura entrega veículos ao Corpo de Bombeiros para fortalecer combate às queimadas urbanas

Mais lidos

Por: Rafaela Maximiano/Secom

Em mais uma ação conjunta visando o enfrentamento do período de queimadas urbanas e estiagem que o Estado de Mato Grosso enfrenta todos os anos de junho a outubro, a Prefeitura de Várzea Grande, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), disponibilizou duas caminhonetes e um caminhão pipa, juntamente com motoristas, ao Corpo de Bombeiros Militar que atua no município.

A parceria, renovada através do Termo de Cooperação 81/2023 entre Município e Governo Estadual, estabelece mais uma vez a Brigada Municipal Mista que tem sido fundamental desde 2021, fortalecendo a resposta rápida e eficiente principalmente aos focos de incêndios urbanos e reforçando o projeto PrevQueimadas.

Este ano a parceria recebeu reforço da 4ª Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística da Comarca de Várzea Grande, que em reunião com a SEMMADRS e o Corpo de Bombeiros Militar no último dia 15 de junho, na sede do Ministério Público, exaltou a necessidade da realização de campanha educativa sobre o tema.

“A colaboração entre a Prefeitura de Várzea Grande, o Corpo de Bombeiros Militar e agora da Promotoria, com certeza teremos um desempenho positivo e significativo na proteção do município contra as queimadas urbanas neste período de estiagem. Como parte desses esforços conjuntos, a Prefeitura realizou a entrega de duas caminhonetes e um caminhão pipa. Nessas caminhonetes, o próprio Corpo de Bombeiros equipa com um conjunto de moto-bombas e reservatório de água para o combate a focos de incêndios. O caminhão pipa é para abastecer tanto esses carros de apoio quanto o caminhão do Corpo de Bombeiros”, detalhou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Jean Lucas Teixeira de Carvalho.

O gestor também pontua que os veículos, agora disponíveis para uso dos bombeiros, têm o objetivo de reduzir o tempo de resposta aos chamados emergenciais e garantir a eficácia das operações de combate a incêndios. Além disso, o motorista designado para o caminhão pipa irá auxiliar no deslocamento rápido das equipes, aumentando a agilidade no atendimento às ocorrências.

“Essa parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Corpo de Bombeiros Militar demonstra o compromisso mútuo em enfrentar os desafios impostos pelas queimadas urbanas. Ambas as instituições têm trabalhado em conjunto desde 2021 para fortalecer as ações de prevenção, combate e controle dos incêndios, priorizando a segurança, a saúde da população e a preservação do meio ambiente”, disse o prefeito Kalil Baracat.

Kalil Baracat explica que o projeto PreviQueimadas, implementado pela Prefeitura de Várzea Grande, também se beneficia dessa parceria. “O projeto tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e danos causados pelas queimadas, incentivando práticas mais seguras e sustentáveis. Os veículos entregues ao Corpo de Bombeiros contribuirão diretamente para a efetividade do projeto, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente aos casos de incêndios urbanos”, reforçou o chefe do Executivo Municipal.

Como explica o comandante do 2ª Batalhão, Tenente-Coronel Rafael Marcondes, os veículos cedidos ampliam a capacidade de atendimentos das ocorrências na cidade e reduzem o tempo de resposta. “Estamos entrando no período de estiagem, momento em que as ocorrências relativas à presença de focos de calor aumentam e esse aparato reforça o combate. Eliminar pequenos focos faz parte da estratégia de ação”. Ainda como ele explicou, os veículos serão incorporados à frota militar pelo período de quatro meses e serão reguladas conforme a necessidade apontada pelo Ciosp. “Esses veículos são para atendimento exclusivo de ocorrências em Várzea Grande”, destacou.

Tenente-Coronel Rafael Marcondes afirma que mesmo pequenos focos, a depender do local onde se propagam, “podem causar danos severos ao meio ambiente e quando não controlados, causar perdas irreparáveis ao ecossistema”. Ainda segundo ele, a expertise da corporação se volta neste período de seca ao combate aos incêndios de toda ordem, “justamente para evitar grandes perdas”.

A cessão temporária dos veículos permite que o Corpo de Bombeiros possa descentralizar a atuação, cobrindo melhor e atendendo de forma mais rápida todas as regiões de Várzea Grande. “Temos como equipar as bases localizadas na Alameda, aqui no Centro – no quartel – e ainda a do Parque Bernardo Berneck. Nesse raio de ação, com as viaturas posicionadas de forma estratégica, aumentamos o atendimento às ocorrências e a rapidez na prestação do serviço à população”, acrescenta o militar.

Jean Lucas Teixeira de Carvalho ainda acrescenta que a parceria entre a Prefeitura de Várzea Grande, o Corpo de Bombeiros e o Ministério Público, é essencial, mas a conscientização e cooperação da população também desempenham um papel crucial na prevenção de queimadas. “A comunidade precisa se conscientizar sobre os riscos envolvidos e adotar medidas responsáveis para evitar o uso indiscriminado do fogo, especialmente durante o período de estiagem”, conclui.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br