quarta-feira, 21, fevereiro, 2024
33 C
Cuiabá

Prefeitura de Barra do Garças apresenta material inédito de alfabetização para crianças Xavante

Mais lidos

Em uma ação inédita na história do município, na manhã desta sexta-feira (31), a Prefeitura de Barra do Garças realizou a apresentação oficial de materiais didáticos produzidos exclusivamente para a alfabetização das crianças indígenas da etnia Xavante. Os materiais foram produzidos pela equipe da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, com o auxílio de indígenas Xavante.

Segundo a assessora pedagógica e responsável pela organização do material, Cristina Moreira, o material pretende enfatizar o estudo bilíngue na alfabetização dos Xavante, fazendo associações com a realidade das aldeias. “Não poderíamos deixar de contemplar a formação complementar das nossas crianças indígenas, respeitando acima de tudo a língua materna de sua cultura originária”, pontuou.

O representante indígena de Formação Continuada, Cristovão Tserero’odi, explicou que no passado o material fornecido para a educação infantil tinha pouca efetividade e muitas vezes não chegava a ser utilizado nas escolas das aldeias. “Agradecemos pelo olhar sensível da gestão por aproximar o material da cultura indígena e da realidade das aldeias”, disse.

A Secretaria Municipal de Educação destacou que o material foi estruturado com o objetivo de potencializar e assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Foram produzidos 275 exemplares, destinados para crianças do Pré I e Pré II, que serão entregues oficialmente no dia 4 de abril.

O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Professor Sivirino, explicou que os materiais didáticos foram desenvolvidos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), levando em consideração o respeito à cultura, aos costumes, ao modo de vida, à individualidade e ao ritmo de cada criança.

O prefeito Dr. Adilson Gonçalves celebrou a ação e parabenizou toda a Secretaria de Educação pela iniciativa inédita. “É a primeira vez na história do município que uma ação como esta é realizada e estamos muito felizes e orgulhosos com os avanços que temos conquistado na educação indígena do nosso município”, comentou.

Fonte: Secom/BG

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br