segunda-feira, 4, março, 2024
29.1 C
Cuiabá

Pedido de isenção para Vestibular Unemat deve ser feito até sexta-feira (22)

Mais lidos

Por: Nataniel Zanferrari

Os candidatos com interesse em ter isenção da taxa de inscrição do Concurso Vestibular 2024/1 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) devem fazer o pedido até esta sexta-feira (22).

O Concurso Vestibular 2024/1, para ingresso no primeiro semestre de 2024, oferta 2.370 vagas em 60 cursos, distribuídos em 11 municípios do Estado.

O prazo para o pedido encerra às 23h59 de sexta-feira, 22 de setembro, horário oficial de Mato Grosso.

Há três categorias de isenção em que o candidato pode se inscrever: automática, total e parcial.

ISENÇÃO AUTOMÁTICA

A isenção automática é destinada para titular ou dependente no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

O candidato deverá anexar documento oficial de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a Folha Resumo do Registro, Individual ou Familiar, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com atualização cadastral realizada até dois anos contados retroativamente à publicação do Edital.

Os dados informados pelo candidato devem ser idênticos ao cadastro do CadÚnico, preenchendo nome de forma completa e sem abreviações.

ISENÇÃO TOTAL

Doadores regulares de sangue e profissionais técnicos do Ensino Superior da Unemat poderão pedir isenção total da taxa de inscrição.

Os candidatos deverão anexar documento oficial de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Candidatos que sejam doadores regulares de sangue deverão anexar documento comprobatório padronizado de sua condição de doador regular, expedido por Banco de Sangue em que fez a doação, seja público ou privado autorizado pelo poder público, constando, pelo menos, três doações até a data da publicação do Edital.

Já os profissionais técnicos deverão anexar o comprovante de vínculo como servidor da Unemat.

ISENÇÃO PARCIAL (Tarifa social)

Candidatos que não estejam cadastrados no CadÚnico, mas consigam comprovar renda familiar inferior a três salários mínimos, poderão pedir isenção parcial, precisando pagar apenas R$ 20 nos cursos com entrada por histórico escolar e R$ 50 nos cursos com entrada por prova.

A renda familiar é a somatória da renda individual de todos os moradores de uma mesma residência, com idade igual ou superior a 18 anos. Considera-se para a somatória, os rendimentos de salários, proventos, pensões, pensões-alimentícias, benefícios de previdência pública ou privada, comissões, pro labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos recebidos do patrimônio, renda mensal vitalícia e Benefício de Prestação Continuada.

O candidato deverá anexar documento oficial de identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); declaração preenchida e assinada pelo candidato, relacionando os nomes das pessoas que moram na mesma residência e que compõem a renda familiar, ou declaração que reside sozinho; comprovante de renda (contracheque, recibo, holerite, etc) de todos que compõem a renda da família ou, na impossibilidade, declaração dos rendimentos mensais para trabalhadores autônomos e trabalhadores do comércio informal ou declaração de que se encontra desempregado; conta de energia elétrica (em nome do candidato ou de algum membro da família que mora na mesma residência) referente ao mês de agosto de 2023, com consumo de até 250 kWh/mês.

Após aprovado o pedido de isenção parcial, o candidato deverá acessar o site e gerar o boleto bancário correspondente à sua inscrição

Clicando aqui, pode ser acessada a declaração das pessoas que compõem a renda familiar, com idade igual ou superior a 18 anos.

Clicando aqui, pode ser acessada a declaração de trabalhador autônomo.

Clicando aqui, pode ser acessada a declaração para desempregados.

Todos os anexos também podem ser encontrados no site.

 

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br