segunda-feira, 4, março, 2024
34 C
Cuiabá

Estratégia para recuperar 5 mil hectares do Cerrado em MT é apresentada em exposição agropecuária

Mais lidos

Por: Lorena Bruschi/Sema

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a equipe executora do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) apresentaram a iniciativa e a estratégia estadual para recuperar 5 mil hectares do Cerrado, durante a 38ª Expoleste, feira agropecuária de Barra do Garças, que terminou no domingo (17.09), após uma semana de programação. A ação fez parte do estande da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
O programa prevê que pequenos e médios produtores atuem diretamente na recuperação das áreas degradadas já declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que influenciam diretamente na conservação do Rio Araguaia.
Conforme a superintendente de Gestão da Desconcentração e Descentralização da Sema (SGDD), Helen Farias, a mobilização social é de suma importância para adesão dos produtores. “É necessário que todos conheçam a iniciativa, os benefícios de recuperar as áreas degradas para melhorar a  quantidade e qualidade da água do Rio Araguaia”, afirma.O representante da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Geraldo Donizete Lúcio, cita a importância do projeto para a agricultura familiar, já que os rios e cursos d’água garantem a produção de alimentos da população do entorno.

“É um projeto fantástico de recuperação das bacias hidrográficas do Araguaia. Quando a gente se depara com um projeto como este, de proteção do nosso Rio Araguaia, a Empaer se sente privilegiada por ter um projeto como este no rol de expositores”, avalia.

A Expoleste é a maior feira agropecuária do calendário de Barra do Garças, no leste de Mato Grosso. O evento ocorreu no parque de exposições Eliziário José de Farias, com uma programação de cinco dias com shows nacionais, feira de expositores, rodeio, palestras, entre outras atrações.

- Publicidade -
960x120
- Publicidade -

Últimas notícias

Feito com muito 💜 por go7.com.br